Resenha

3.2: The Rules Have Changed

Álbum de 3

2018

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

03/12/2021



Continuando de onde parou, mas sem soar pop

Empolgado fiquei, quando li que Robert Berry trouxera o grupo 3 de volta em homenagem a Keith Emerson. Agora sob o nome de 3.2, "The Rules Have Changed" curiosamente continua exatamente de onde o debute parou, mas agora sem soar pop, corrigindo a única falha do seu antecessor lançado há quase trinta anos.

Tudo começou quando Keith, ainda vivo, recebeu um pedido de autorização para o lançamento de um disco ao vivo do seu projeto 3, formado com Carl Palmer e Robert Berry na década de oitenta, a era dos sintetizadores. "Live - Rockin' the Ritz" foi lançado em 2017 e serviu como uma faísca para reacender o fogo e a vontade de reviver a sonoridade de "To The Power Of Three". O disco de estreia não foi bem recebido na época, principalmente considerando a preferência musical dos fãs do grupo ELP, já que a mudança foi drástica, principalmente porque, apesar da abordagem sonora com adesão de instrumentos característicos da cena oitentista, o grupo também tentou soar pop, perdendo-se em grande parte do material. Assim, Robert e Keith começaram a se alinhar para tentar lançar um novo disco. Chegaram até a convidar Carl para um possível retorno da formação original, mas o baterista estava com a agenda comprometida. Simon Phillips acabou sendo o cogitado para assumir as baquetas.

Com a troca de material através da internet, inclusive com o reaproveitamento de ideias da época, o processo acabou interrompido repentinamente com a trágica morte de Keith, um dos eventos mais tristes da história da música, principalmente por demonstrar claramente a pressão que um artista do seu nível sofre conforme vai envelhecendo. Acabou que Robert se viu sozinho com todo aquele material e, em homenagem a Keith, concluiu as composições e gravou tudo sozinho.

"The Rules Have Changed" foi lançado em 2018 e caiu como uma luva no gosto dos fãs, principalmente porque agora estavam cobertos pela tristeza da trágica morte de Keith. Ouvir algumas de suas últimas composições com o resgate da sonoridade do debute foi uma grata surpresa, principalmente porque o segundo disco representa exatamente o caminho a ser seguido após os equívocos do primeiro. Quem manda no disco são os sintetizadores. As faixas são mais progressivas, possuem melodias agradáveis, momentos inusitados e a voz de Berry segue consistente e agradável, como se tivessem passado dois anos ao invés de trinta.
São oito faixas, além da bônus instrumental "Sailors Horn Pipe", que traz bastante de ELP. "One By One" é quase que uma abertura de 7 minutos. Digo porque está estrategicamente posicionada para fazer o disco crescer lentamente. "Powerful Man" nos transporta para a década de oitenta, sendo a mais acessível. Uma belíssima composição. "The Rules Have Changed" possui boas passagens e progressões, com destaque para os vocais de Berry. Outro grande momento é "What You're Dreaming Now", com linhas densas de teclado e refrão bem pegajoso. "Somebody's Watching" segue a mesma linha, permitindo que as guitarras também apareçam. As melodias aqui são de primeira qualidade e os teclados brilham absurdamente. Por fim, vale também conferir "Your Mark On The World", essa não tão acessível, mas que encerra o disco com classe e boas pitadas de ELP. Apenas "This Letter", que achei bem desconexa, e "Our Bond" não me cativaram, mesmo após várias audições.

Uma bela homenagem de Robert Berry a Keith Emerson e seus fãs, principalmente porque o disco intencionalmente abre espaço para que os teclados brilhem a todo instante. Mas atenção: fãs de AOR poderão se assustar um pouco, pois o disco tem uma veia bem mais progressiva que o debute, então, consuma moderadamente até acostumar-se. Para os fãs de prog, é só curtir e agradecer.

Tracklist:

1		One By One  – K. Emerson, R. Berry
2		Powerful Man -  R. Berry
3		The Rules Have Changed – R. Berry
4		Our Bond – R. Berry
5		What You're Dreaming Now – K. Emerson, R. Berry
6		Somebody's Watching – K. Emerson, R. Berry
7		This Letter – R. Berry
8		Your Mark On The World – K. Emerson, R. Berry
9		Sailors Horn Pipe (Instrumental) – K. Emerson, R. Berry


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaThe Who - My Generation (1965)

    20/02/2018

  • Image

    ResenhaAxel Rudi Pell - Between The Walls (1994)

    06/02/2019

  • Image

    ResenhaSons Of Apollo - Psychotic Symphony (2017)

    28/02/2018

  • Image

    ResenhaRoine Stolt - Manifesto Of An Alchemist (2018)

    22/03/2019

  • Image

    EntrevistaJon Anderson

    14/05/2018

  • Image

    ResenhaThe Winery Dogs - Hot Streak (2015)

    13/01/2021

  • Image

    ResenhaFind Me - Wings Of Love (2013)

    17/04/2019

  • Image

    ResenhaH.E.A.T - Into The Great Unknown (2017)

    18/06/2018

  • Image

    EntrevistaBobby Kimball

    07/06/2018

  • Image

    ResenhaAlice Cooper - Pretties For You (1969)

    15/10/2019

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

3.2: The Rules Have Changed

Álbum disponível na discografia de: 3

Ano: 2018

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de 3.2: The Rules Have Changed



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.