Resenha

Spectrum Road

Álbum de Spectrum Road

2012

CD/LP

Por: Márcio Chagas

Colaborador Sênior

29/11/2021



O supergrupo de Jack Bruce revitaliza a música de Tony Williams!

Jack Bruce foi um dos maiores baixistas de todos os tempos. O músico transitava com igual desenvoltura entre o rock e o jazz, participando de grupos seminais nos dois estilos, como o Cream e o Lifetime do baterista Tony Williams, este último, um dos maiores combos de jazz rock dos anos 70.

Em 2011, Bruce sentiu vontade de tocar novamente a música criada pelo Lifetime e decidiu montar uma banda à altura, que pudesse acompanha-lo na nova empreitada. Para a guitarra foi chamado Vernon Reid, que fez sucesso com o grupo Living Colour nos anos 90 e contribuiu em álbuns solo de Bruce; Para os teclados veio John Medeski, integrante do trio de fusion Medeski, Martin and Wood; E para a bateria foi convocada Cindy Blackman Santana, baterista de jazz e esposa do guitarrista Carlos Santana. Cindy foi aluna do próprio Tony Williams e ficou conhecida por acompanhar o roqueiro Lenny Kravitz por mais de uma década.

Assim como Bruce, todos os integrantes possuem estilos ecléticos dentro de várias vertentes musicais, o que possibilitou expandir os horizontes do novo quarteto, cujo entrosamento foi tão fluente que conseguiram gravar  os dez intrincados temas que compõem o álbum em apenas  quatro dias durante o mês de fevereiro de 2011.

O grupo priorizou em regravar as canções do Lifetime, mas não se limitou as versões eternizadas por Tony Williams e Cia, subvertendo alguns temas e trazendo para o universo do quarteto, como é o caso de  “Vuelta Abajo”, que ficou ainda mais sincopada, com a bateria de Cindy tomando as rédeas da canção e liderando o combo. Dá pra ouvir que Reid incorpora bem a guitarra fusion e urgente que Mclaughlin utilizou nas gravações originais;

“There Comes a Time” mostra o lado mais psicodélico e arrastado do grupo, que conta com os vocais de Bruce; “Where” traz a participação especial de John Mclaughlin na guitarra ao lado de Reid. O tema tem o órgão de Medeski sustentado a canção. Aliás, o tecladista está mais dinâmico e pesado no decorrer do álbum, em nada se parecendo com seu trabalho em sua banda oroginal;
“Blues for Tilmon” é uma composição do quarteto. Como o título indica, é um blues, mas encharcado de jazz tradicional; E o grupo ainda regatou “Coming Back Home”, uma canção da lavra de Williams pós Lifetime de seu álbum “The Joy of Flying de 1978;

Spectrum Road foi um supergrupo que cumpriu bem seu papel em gravar um álbum para homenagear a fase áurea de Tony Williams de maneira muito técnica e pessoal. O quarteto conseguiu criar uma dos melhores discos de fusion do ano de 2012. Uma pena que a morte de Jack Bruce dois anos depois acabou com qualquer possibilidade de um novo trabalho do grupo. 


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Márcio Chagas

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/04/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaLed Zeppelin - Led Zeppelin II (1969)

    10/08/2019

  • Image

    ResenhaRon Carter - Blues Farm (1973)

    05/10/2021

  • Image

    ResenhaYes - Fragile (1971)

    10/06/2019

  • Image

    ResenhaJohn Norum - Play Yard Blues (2010)

    10/08/2021

  • Image

    ArtigoMúsicos de apoio: a verdadeira força motriz da música!

    24/11/2018

  • Image

    ResenhaThe Winery Dogs - The Winery Dogs (2013)

    06/02/2021

  • Image

    ResenhaBruce Dickinson - The Chemical Wedding (1998)

    13/11/2020

  • Image

    ResenhaU2 - The Joshua Tree (1987)

    02/05/2021

  • Image

    ResenhaRoger Daltrey - Ride A Rock Horse (1975)

    30/10/2020

  • Image

    ResenhaAnnihilator - Alice In Hell (1989)

    22/03/2020

Visitar a página completa de Márcio Chagas



Sobre o álbum

Spectrum Road

Álbum disponível na discografia de: Spectrum Road

Ano: 2012

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Spectrum Road



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.