Resenha

Phantom's Divine Comedy Part 1

Álbum de Phantom's Divine Comedy

1974

CD/LP

Por: Marcel Dio

Colaborador Sênior

26/11/2021



Muito além das conspirações sobre Jim Morrison

Existem explicações para tudo, parece não termos uma para a repentina duração de Panthom's Divine Comedy e seu "filho único".
Especuladores diziam que Jim Morrison não tinha viajado fora do combinado, até porque a vida "regrada" do rei lagarto não permitiria faze-lo desaparecer dessa Terra de anjos e poetas. Dessa forma encontraram o argumento perfeito, pelo leste diziam que Morrison sumiu para ser fazendeiro, ao sul, que o mesmo fantasiava-se de japonês para virar um mestre da acupuntura suburbana. Já os sonhadores ouviam a voz de Morrison ecoar nesse obscuro e maravilhoso álbum. Fato que teve que ser desmentido até por Ray Manzarek em entrevista. 

A banda poderia ou até fez dessa comparação um ato de propaganda, tanto que o vocalista passou a adotar o apelido de Panthom. Mesmo assim desapareceram como poeira e informações precisas sobre eles são confusas até o presente momento. Usavam pseudônimos simples nos créditos. A dica que posso deixar é um curto trecho "emprestado" do excelente blog Cadê meu Whiskey ?, visto no trecho abaixo : 
"Sobre o Phantom’s Divine Comedy, ou PDC (para encurtar), o que foi divulgado é que os caras eram da cidade de Detroit, Michigan (EUA) e foram descobertos por um empresário durante uma apresentação na lendária casa de shows Grande Ballroom. Na época a banda era conhecida pelo nome de Walpurgis e contava com Ted Pearson (que também atendia por Tom Carson e posteriormente por Arthur Pendragon) nos vocais, guitarra e piano (nada de Jim Morrison!), James Rolland na batera, Harold Breadly no baixo e Russ Klatt no teclado. 
Em questão de alguns dias eles já estavam dentro do estúdio preparando seu primeiro álbum pela Capitol Records".

Esquecendo a parte Jim Morrison, essa verdadeira preciosidade escondida a sete chaves, é tão interessante quanto qualquer disco do The Doors. No mundo da obscuridade roqueira sobra pouca coisa a bater de frente, embora seja estupido de minha parte a pretensão de pensar conhecer esse universo na palma da mão. 
O fato que mais chama atenção, é que não são uma cópia do que se fazia em 1974, entre o clássico e o psicodélico cavernoso. Existia um mundo insólito ali, desde letras bem elaboradas e místicas, comentando sobre magos, bruxarias e pensamentos não triviais, pondo em cheque o clichê roqueiro. Era sombrio de uma forma não assustadora e sim, hipnótica. 
O ritmo da bateria trabalhava de maneira brilhante em conjunto ao contrabaixo de volume saliente. Ora temos piano, ora o papel fundamental do órgão. E sobre a guitarra, deixo para o aventureiro tirar a conclusão.

Belezuras como Tales From Wizard e Merlin, não escolhem tempo para serem apreciadas. Os créditos perdem-se a quem merecia pelo menos mais dois discos na praça. E não se apeguem somente as citadas, porque o restante é alto nível. Apegue-se em ouvir esse disco tão urgentemente quanto assiste sua série preferida ou time do coração.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Marcel Dio

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/03/2018

"Sou um amante da música, seja em qualquer estilo, rock, blues, jazz ou pop."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaThe Strokes - The New Abnormal (2020)

    21/04/2020

  • Image

    ResenhaVan Morrison - Astral Weeks (1968)

    19/11/2021

  • Image

    ResenhaYngwie Malmsteen - Parabellum (2021)

    30/08/2021

  • Image

    ResenhaSoulfly - Prophecy (2004)

    22/08/2020

  • Image

    ResenhaDragonForce - Extreme Power Metal (2019)

    02/05/2020

  • Image

    ResenhaJeff Beck - Flash (1985)

    06/04/2020

  • Image

    ResenhaMetallica - St. Anger (2003)

    22/11/2019

  • Image

    ResenhaQueensryche - Take Cover (2007)

    27/08/2019

  • Image

    ArtigoRanking - Discografia do Iron Maiden

    18/11/2020

  • Image

    ResenhaRunning Wild - Gates To Purgatory (1984)

    17/08/2018

Visitar a página completa de Marcel Dio



Sobre o álbum

Phantom's Divine Comedy Part 1

Álbum disponível na discografia de: Phantom's Divine Comedy

Ano: 1974

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Phantom's Divine Comedy Part 1



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.