Resenha

Silver Lake

Álbum de Esa Holopainen

2021

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

25/11/2021



Surpreendente

Quando recebi este álbum através de parceiro da imprensa, confesso não ter ficado tão interessado. A abordagem do Amorphis, apesar de sua qualidade dentro de seu segmento (folk, black metal), não é das que mais me atraem. Associá-la ao trabalho solo do guitarrista Esa Holopainen foi uma falha que infelizmente pude corrigir. "Silver Lake" é mais uma das situações que podemos classificar como: "o lado positivo da pandemia". O produtor Nino Laurenne iniciou os contatos e Esa mergulhou na oportunidade de produzir seu primeiro disco solo, com nove faixas, excelentes convidados e muitas surpresas.

O que mais me chamou a atenção aqui é que tenho em mãos um trabalho que não parece ter sido feito por um guitarrista. Inclusive, parece que o instrumento está totalmente em segundo plano, com foco total nas composições, na atmosfera, no instrumental como um todo e participações especiais. Além disso, há um distanciamento considerável da sonoridade do Amorphis, sua banda principal. E o resultado é extremamente positivo.

As nove faixas trazem uma abordagem heavy, mas acessível e que transita por momentos suaves - quase pop - e outros mais sombrios, estes principalmente nas faixas cantadas por Jonas Renkse (Katatonia) e, obviamente, Tomi Joutsen (Amorphis), na mais pesada do disco. Há também uma ambiência sonora interessante característica de bandas como Riverside, Lonely Robot, etc. "Promising Sun" é um grande momento, cantada com êxito pelo talentosíssimo vocalista Björn “Speed” (Soilwork e Night Flight Orchestra). Vale mencionar também o brilho de Anneke van Giersbergen em "Fading Moon". Por fim, as melhores são "Storm" - melodia maravilhosa cantada por Håkan Hemlin - e "Ray Of Light", com bela e surpreendente interpretação de Einar Solberg (Leprous). Só não me cativou a faixa "Alkusointu", que traz Vesa-Matti Loiri, um artista famoso na Finlândia, pronunciando um poema de Eino Leino sob o instrumental.

A Nuclear Blast acertou em dar espaço a Esa Holopainen. "Silver Lake", pela sua qualidade, certamente trará bons frutos e permitirá a expansão de sua carreira solo. E quem ganha é o fã.

Tracklist 1. Silver Lake (instrumental) 2. Sentiment (feat. Jonas Renkse of Katatonia) 3. Storm (feat. Håkan Hemlin of Nordman) 4. Ray Of Light (feat. Einar Solberg of Leprous) 5. Alkusointu (feat. Vesa-Matti Loiri) 6. In Her Solitude (feat Tomi Joutsen of Amorphis) 7. Promising Sun (feat. Björn ’Speed’ Strid of Soilwork / the Night Flight Orchestra) 8. Fading Moon (feat. Anneke Van Giersbergen) 9. Apprentice (feat. Jonas Renkse of Katatonia) Lineup Esa Holopainen – Guitars Vili Itäpelto – Keyboards Pasi Heikkilä – Bass Sampo Haapaniemi – Drums & Percussion


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaAxel Rudi Pell - Shadow Zone (2002)

    17/04/2019

  • Image

    EntrevistaDrannath

    24/08/2018

  • Image

    ResenhaThank You Scientist - Maps Of Non-Existent Places (2012)

    24/07/2017

  • Image

    ResenhaMichael Romeo - War Of The Worlds - Part 1 (2018)

    26/09/2018

  • Image

    ResenhaBruce Dickinson - Tattooed Millionaire (1990)

    24/03/2020

  • Image

    ResenhaDream Evil - Dragonslayer (2002)

    05/03/2018

  • Image

    ResenhaPeter Gabriel - So (1986)

    17/09/2017

  • Image

    ResenhaThe Who - My Generation (1965)

    20/02/2018

  • Image

    ResenhaBrother Firetribe - Sunbound (2017)

    17/03/2020

  • Image

    ResenhaWings - Band On The Run (1973)

    03/11/2017

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

Silver Lake

Álbum disponível na discografia de: Esa Holopainen

Ano: 2021

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Silver Lake



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.