Renovação para fãs do soundgarden e Rage Against the Machine
O Audioslave começa com grandes turbulências em duas bandas consagradas no cenário musical mundial: De um lado o Soundgarden encerrava uma carreira vitoriosa como uma das maiores bandas do grunge, do outro, Zack de La Rocha, deixava o Rage Against the Machine para seguir em carreira solo. Então o vocalista do Soundgarden Chris Cornell se reúne com os integrantes remanescentes do Rage Against... para um Jam session. O entrosamento foi imediato e como cada lado possuía gravadora e empresários distintos, resolveram criar um novo grupo para trilharem novos caminhos musicais. Então o novo quarteto se reuniu sob a tutela do produtor Rick Rubin para começar a compor e gravar canções que viriam a ser utilizadas No primeiro álbum. Um grande acerto foi o fato de Cornell em momento algum tentar emular Zack ou criar atmosfera funky/ hip hop do Rage e nem a base de músicos tentaram inserir influências proeminentes do grunge. Ou seja, embora o Audioslave possua influências das antigas bandas de seus integrantes, o novo grupo foi buscar a base de sua sonoridade no hard rock dos anos 70 e no som alternativo da década de 90, criando um estilo próprio. A dinâmica e visceral “Cochise” foi escolhida para ser o primeiro single e também para iniciar o petardo. A base da canção me lembrou o Trapeze de Glenn Hughes; No geral o álbum alterna faixas mais pesadas como a Zeppeliana “Light My Way” e o rockão cadenciado “Sea it Off” com canções mais melódicas e alternativas como a balada “Like a Stone” e a contemplativa “I Am the Highway”; O álbum foi lançado em novembro de 2002 e recebeu algumas críticas negativas por parte dos fãs mais radicais do Soundgarden e do Rage Against the Machine. As revistas especializadas também criticaram a produção excessivamente polida de Rubin. Porém, no geral o grupo foi muito bem aceito pela comunidade rocker entrando em sétimo lugar nas paradas da Billboard e vendendo milhões de cópias em todo mundo.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Márcio Chagas
Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/04/2018
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Márcio Chagas
Sobre o álbum

Audioslave
Álbum disponível na discografia de: Audioslave
Ano: 2002
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar