Resenha

Quiet World

Álbum de Native Construct

2015

CD/LP

Por: Roberto Rillo Bíscaro

Colaborador Especialista

12/09/2017



Impressionante Estreia do Grupo de Prog Metal

Nós professores não cansamos de passar sermão nos estudantes sobre a importância da educação. Depois de ouvir a impressionante estreia do NATIVE CONSTRUCT, penso ser mais produtivo tocar o álbum Quiet World, lançado dia 21 de abril, pela Metal Blade Records. Robert Edens (vocais), Myles Yang (guitarra) e Max Harchick (baixo) são egressos da Berklee College of Music, de Boston, daí sobram técnica e conhecimento sobre composição, estilos musicais, arranjo e produção. Auxiliados por colegas da academia, o trio saiu-se com uma obra-prima do prog metal. 
5000 acessos
História do Rock: dos primórdios aos anos 70
5000 acessos
Zakk Wylde: O assassinato atribuido à "seita" do guitarrista

As 7 faixas de Quiet World contam a história de Sinister Silence, mudo rejeitado por uma garota. Ressentido e com problemas mentais, cria um mundo onde as diferenças são abolidas como meio de promover a felicidade coletiva. Mas, nem todos estão contentes com tamanha quietude e insipidez Não tarda a aparecer um líder, Archon, que unirá dissidentes contra o lúgubre SS.

Quiet World foi composto e executado em um período de anos. Erudição musical e tempo gestaram um trabalho onde cada nota foi meticulosamente pensada, bem ao estilo do rigor dos áureos tempos do YES, em Close to the Edge (1972). Mas a semelhança para aí; NATIVE CONSTRUCT não faz prog sinfônico carbonado dos anos 70. Seu prog vem misturado com diversas vertentes do metal, música de Broadway e até pop num vórtice que chupa o ouvinte quase a ponto de afogá-lo num mar de acordes e notas.

A variação de ritmos e tempos muito frequentemente acontece com um dos instrumentos entrando numa nova convenção enquanto os demais estão em outra e não com paradas abruptas. Desse modo, há momentos em que uma bateria esporrando death metal faz fundo prum vocal e orquestração totalmente Broadway, como em Passage.

Os vocais de Robert Edens vão do fininho ao “podre” do black/death metal. Esse ecletismo do NATIVE CONSTRUCT é um de seus muitos pontos fortes. A monumental Mute, que abre o álbum com seus quase 13 minutos, passeia pelo prog, death metal, etéreo e pop de modo tão competente que apenas ouvintes dinoussaramente “puristas” reclamarão. Pontuando as diferenças, os cambiantes vocais de Edens. Come Hell or High Water começa como caixa de música, transforma-se em pirotecnia guitarreia a la QUEEN ou ANGRA, explode em atonalidade saxofônica, tipo KING CRIMSON, incandesce em momentos de vocal thrash metal pra terminar em orgasmo progressivo. Em 8 minutos.

A dupla final Chromatic Lights e Chromatic Aberrration perfaz outra dúzia de minutos delirante e repleta de variações, a ponto de alguns segundos da última canção referirem-se a Burt Bacharach! Isso também é supimpa em NATIVE CONSTRUCT: eles jogam pop e música “careta” na fuça do público roqueiro sem que esses gêneros necessariamente pareçam ou soem como pop ou careta.

Não quero nem pensar na pressão que o NATIVE CONSTRUCT terá para o segundo álbum, depois de uma estreia que, sem exagero, tem potencial para redefinir o subgênero.

Você ouve Quiet World, na página da banda, no Bandcamp:

https://nativeconstruct.bandcamp.com/album/quiet-world


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 11/09/2017

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaWado - A Beleza Que Deriva do Mundo, Mas a Ele Escapa (2020)

    15/09/2021

  • Image

    ResenhaAlexandre Andrés - Rã (2019)

    01/07/2020

  • Image

    ResenhaIsabela Moraes - Estamos Vivos (2020)

    27/11/2020

  • Image

    ResenhaJudith Hill - Back In Time (2015)

    21/08/2020

  • Image

    ResenhaShaila Prospere - Under My Skin (2020)

    28/08/2021

  • Image

    ResenhaCut Off Your Hands - You And I (2009)

    29/09/2021

  • Image

    ResenhaSynth Britannia

    05/08/2021

  • Image

    ResenhaBrief Encounter - We Want To Play (1981)

    10/07/2020

  • Image

    ResenhaMa Rainey's Black Bottom

    19/12/2020

  • Image

    ArtigoA Invenção do Sambajazz

    20/06/2021

Visitar a página completa de Roberto Rillo Bíscaro



Sobre o álbum

Quiet World

Álbum disponível na discografia de: Native Construct

Ano: 2015

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4 - 2 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Quiet World



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.