Resenha

The Imperial Hotel

Álbum de The Samurai Of Prog

2014

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

17/11/2021



O ponto de partida para voos mais altos

O grupo The Samurai of Prog é um apanhado de músicos talentosos fazendo prog de qualidade. Em seu núcleo, três membros: o baixista Marco Bernard, o baterista Kimmo Pörsti e o vocalista e multi-instrumentista Steve Unruh. Com uma proposta de homenagear as grandes bandas do gênero, lançaram "Undercover" e "Secrets Of Disguise", criados com foco total em músicas covers. Porém, já no segundo trabalho algumas canções autorais começaram a surgir e acabaram entrando no disco. Isso foi praticamente a semente para um próximo passo, o primeiro disco de músicas inéditas: o excelente "The Imperial Hotel".

Nesse momento a banda já contava fortemente com o apoio de David Myers, pianista e excelente compositor de prog. Além dele, muitas participações importantes figuraram nos primeiros lançamentos. Nomes como Jon Davison, Roine Stolt e Jonas Reingold chamaram a atenção para o projeto e permitiram com que chegassem até aqui por conta da exposição. Estavam prontos, e "The Imperial Hotel" traz um prato cheio para fãs de Yes, Marillion do comecinho da fase Fish e King Crimson. Tudo muito bem produzido e mixado, transportando o ouvinte para uma viagem maravilhosa.

São apenas cinco faixas, todas inéditas, embora a épica que dá título ao álbum seja um retrabalho de uma demo do grupo England, lá de 1975, fato que ocorreu por conta da participação de Robert Webb no trabalho. Robert escreveu também a interessantíssima faixa "Limoncello", que é recheada de excelentes vocalizações. A faixa "The Imperial Hotel" é uma viagem maravilhosa, recheada de temas sinfônicos e melódicos ao extremo. Apesar de ter quase meia hora de duração, poucas audições já permitem captar toda a qualidade do material.
Um fator interessante aqui é que temos um compositor pianista em todas as faixas, como autor e também executor. A abertura "After The Echoes", que traz um piano no estilo Genesis ("The Lamb") no início e melodias brilhantes, é criação de Octavio Stampalia. David Myers escreveu a curta - para os padrões prog - e instrumental "Victoria's Summer Home", outro momento doce e singelo. Por fim, a mais difícil, "Into The Lake", encerra o álbum meio sem cara de encerramento, mas trazendo um pouco da complexidade do King Crimson em uma composição de Linus Kåse. E assim o tracklist é encerrado com vontade de quero mais.

A partir de "The Imperial Hotel" o projeto explodiria ainda mais em criatividade, lançando disco atrás de disco, sempre com a qualidade como objetivo principal. E é exatamente isso que você encontrará aqui. Se curte as bandas mencionadas e gosta de rock progressivo, não perca um segundo a mais e corra atrás da The Samurai Of Prog.

Tracklist:

1. After The Echoes (8:43)
2. Limoncello (7:58)
3. Victoria's Summer Home (2:54)
4. The Imperial Hotel (28:10)
5. Into The Lake (8:43)


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaJudas Priest - Point Of Entry (1981)

    31/08/2017

  • Image

    ResenhaForce Of Evil - Force Of Evil (2003)

    26/11/2019

  • Image

    EntrevistaTobias Sammet

    26/02/2019

  • Image

    ResenhaBlack Sabbath - Black Sabbath (1970)

    25/07/2017

  • Image

    ResenhaBad English - Backlash (1991)

    07/04/2020

  • Image

    ResenhaMichael Kiske - Kiske (2006)

    05/02/2021

  • Image

    ResenhaRoyal Hunt - Cast In Stone (2018)

    14/05/2018

  • Image

    ResenhaLonely Robot - Please Come Home (2015)

    28/11/2017

  • Image

    ResenhaAyreon - Universal Migrator Part 2: Flight of the Migrator (2000)

    27/11/2020

  • Image

    ResenhaRingo Starr - Beaucoups Of Blues (1970)

    10/08/2020

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

The Imperial Hotel

Álbum disponível na discografia de: The Samurai Of Prog

Ano: 2014

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de The Imperial Hotel



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.