Resenha

To The Bone

Álbum de Steven Wilson

2017

CD/LP

Por: nelio.magina

Usuário

13/11/2021



Mais pop, mas não pior

Assim que escutei "To The Bone", apliquei uma nota 4,0. Felizmente, uso a mesma escala do 80 minutos, de 1 a 5 e com os intervalos de 0,5. E, depois de ouvir outros álbuns - incluindo o fantástico "The Raven That Refused to Sing (And Other Stories)" - achei que a nota 4,0 estava bem aplicada.

"To The Bone" realmente tem uma pegada mais comercial que os discos anteriores de Steven Wilson, e tudo bem, é assim mesmo. Entretanto, conforme os dias foram passando, me deu vontade de escutá-lo mais do que outros discos, e pensei em alterar a minha nota inicial de 4,0.

Pensando de forma inversa, de que adianta um disco com músicas super elaboradas, se você não sente a vontade de escutá-lo uma vez mais?

"To The Bone" tem um refrão que nos convida a cantar junto, e o pique necessário para uma faixa-título - pelo menos para o meu conceito do que deve ser uma faixa-título! 

"Permanating" é pop, é dançante, e a princípio músicas assim não chamam muito a minha atenção. Mas é escrita de forma muito competente, celebrando a vida e nos fazendo levitar (como a própria letra diz). Quando você vê o vídeo (tem no canal do Steven Wilson no YouTube), sente mais ainda essa idolatria à vida.

Também num embalo meio pop mas muito agradáveis de se escutar (e repetir) eu destaco "Nowhere Now" e "The Same Asylum as Before". 

A faixa que eu considero mais bonita no álbum é "Refuge", onde os vocais de Steven Wilson se destacam no início, dando sequência a uma seção instrumental que proporciona um ambiente etéreo e espacial que lembra alguns momentos de Pink Floyd. A música fecha de forma suave, misturando piano, gaita e voz.

A parceria com a israelense Ninet Tayeb foi uma decisão muito feliz, acrescentando brilho a "Pariah" e "Blank Tapes". Não sei como ficariam sem ela! Já "Song of I", com Sophie Hunger, não teve mesmo brilho; o melhor é o "solo" de teclado mais para o final da música.

A primeira coisa que me chamou a atenção em "People Who Eat Darkness" foi o título, e fui logo ver a letra, que é agressiva, acompanhada por um riff de guitarra memorável, como deve ser o bom rock & roll. Lembra bem o Oasis.

"Detonation" é um exemplo marcante da habilidade de Steven Wilson em iniciar uma música de forma intimista - onde o vocal é predominante - e entrar numa sessão com ritmo acelerado e enérgico - "an angry punk sound" como vi num site indiano.

Resumindo: pode ser pop, mas é um pop bem feito! Por isso resolvi aumentar a nota para 4,5.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.


1 comentário:

user

André Luiz Paiz 13/11/2021

Webmaster

13/11/2021

Belo texto amigão. Adoro os trabalhos do Steven Wilson, principalmente do Porcupine Tree. E felizmente estão de volta. Seja bem-vindo ao site :)

Faça login para comentar



Sobre nelio.magina

Nível: Usuário

Membro desde: 13/11/2021

Visitar a página completa de nelio.magina



Sobre o álbum

To The Bone

Álbum disponível na discografia de: Steven Wilson

Ano: 2017

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,38 - 4 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Veja mais opiniões sobre To The Bone:

  • 10
    out, 2017

    Uma música pop moderna com raízes vibrantes

    User Photo Tiago Meneses

Visitar a página completa de To The Bone



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.