Resgatando a agressividade
"Festival" é seguramente o último álbum de estúdio do Jon Oliva's Pain. O próprio Jon Oliva confirmou este fato após a morte do guitarrista Matt LaPorte, o que causou tristeza e desânimo em continuar. Impressionante como Jon, além de lidar com vícios em álcool e drogas, ainda é constantemente afetado por tragédias com os profissionais ao seu redor. Mas, vamos falar um pouco do que encontramos aqui. Se "Global Warning" surpreendeu positivamente com diversas experimentações sonoras e melodias mais acessíveis, "Festival" é certamente uma reação ao trabalho anterior, focando majoritariamente no peso e agressividade, com poucos momentos para respirar. O que temos em comum aqui é o de sempre, novas canções combinadas com ideias do infinito baú de composições de Jon e Criss Oliva. "Lies" começa com grande impacto. Pesada e sem qualquer tentativa de ser pop, mostra que o vocal de Jon segue forte e pulsante. O mesmo acontece com a faixa título e "Living on the Edge". Ainda sobre a performance vocal, "The Evil Within" é cantada de maneira excepcional, com resultado eletrizante. "Death Rides a Black Horse" é outro destaque, com sua sonoridade cadenciada e mais dark. Das baladas, dá para sentir que apenas "Now" é mais pop, sendo que as demais também trazem esse clima mais obscuro, embora o talento melódico de Jon ainda esteja evidente. Vale conferir o resultado em "Winter Heaven", que cresce com bastante peso e "After Glow". Se de fato "Festival" for o último, dá pra concluir que o projeto Jon Oliva's Pain encerrou seu ciclo de vida de maneira impactante. É óbvio que não possui a força de um Savatage, mas tem muito material de Jon Oliva que é de primeira qualidade espalhado por este e pelos outros três discos. Além disso, ouvi-lo cantar é sempre um deleite para os ouvidos metaleiros. Jon não quis se repetir e certamente fez bonito. Resta saber o que virá adiante, já que, após um disco lançado sob o nome de "Oliva", em 2013, não temos nada de novo por parte dele. Há indícios de que o Savatage irá voltar, então, oremos. Tracklist: Lies 6:18 Death Rides A Black Horse 6:15 Festival 4:59 Afterglow 6:50 Living On The Edge 5:10 Looking For Nothing 3:05 The Evil Within 5:15 Winter Haven 7:38 I Fear You 5:11 Now 4:23 Peace 3:59 (Bônus) Banda: Jon Oliva – lead vocals, piano, guitars, keyboards Christopher Kinder – drums, percussion, vocals Kevin Rothney – bass, vocals Matt LaPorte – lead guitars, hammered dulcimer, vocals Tom McDyne – guitars, vocals
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster
Membro desde: 20/03/2017
"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de André Luiz Paiz
Sobre o álbum

Festival
Álbum disponível na discografia de: Jon Oliva's Pain
Ano: 2010
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 3,5 - 3 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar