Resenha

Over The Top

Álbum de Cozy Powell

1979

CD/LP

Por: Márcio Chagas

Colaborador Sênior

02/11/2021



Que rufem os tambores!

Cozy Powell foi um dos maiores bateristas de todos os tempos. Aliava peso e técnica de maneira homogenia. Seu nome ficou em alta nos anos 70 e seu talento o fez ser requisitado pelos maiores nomes do rock da época. Cozy fez parte da formação clássica do Rainbow e tocou com gente do porte de The Jeff Beck Group , Michael Schenker Group , Gary Moore , Robert Plant , Brian May , Whitesnake , Emerson, Lake & Powell, Black Sabbath, Yngwie Malmsteen e uma infinidade de outros projetos . 

O músico trabalhou com a elite do rock por três décadas, até se chocar em um muro enquanto dirigia seu Saab 9000 a 104 mph, encerrando uma das maiores carreiras da música. Em 1979, em meio as gravações de “Down to Earth”, seu ultimo álbum com o Rainbow, o baterista começou a usar seu tempo livre para gravar seu primeiro disco solo.

Sendo baterista, Powell sabia da importância de ter um grande baixista ao seu lado para formar uma cozinha coesa, e então chamou Jack Bruce, o mítico baixista do Cream. Para os teclados, veio seu colega de Rainbow Don Airey e as guitarras foram divididas entre Gary Moore, Clem Clempson (Colloseum, Humble Pie) e Bernie Marsden (Whitesnake).

 A sonoridade criada por Powell e sua trupe pode ser definida como um rock instrumental vigoroso, com altas doses de fusion e improviso, uma vez que o baterista nunca foi reconhecido por sua sutileza. 

“Theme One” que abre o álbum foi composta por George Martin. Tem a grandiloquência do Emerson Lake e Palmer, principalmente pelas camadas de teclados e ausência de guitarras. Essa formação é repetida mais duas vezes ao longo do álbum, em "Heidi Goes to Town" e na faixa titulo;

“Killer” traz Gary Moore nas seis cordas, e emula o som de Dixie Dregs; ‘El Cid” com Bernie Marsden é mais cadenciada, com o baixo pungente de Bruce sustentando o tema;

“Sweet Poison” é uma canção de Max Middleton, com a participação do próprio no piano elétrico. É um tema bem progressivo e melódico, com amplo espaço para o convidado; “The Loner” é outro tema do pianista, que foi dedicado a Jeff Beck, guitarrista que ele e Cozy trabalharam no passado. A guitarra de Clempson segue o estilo do homenageado. A canção poderia ter feito parte de “Blow By Blow”;

“Over The Top” foi produzido por Martin Birch (Deep Purple, Rainbow, Whitesnake) e traz na capa duas das maiores paixões do músico: Motos e bateria. Um álbum a ser descoberto por todos que gostam de um jazz rock instrumental mais pesado e direto.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Márcio Chagas

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/04/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaRush - Counterparts (1993)

    09/05/2019

  • Image

    ResenhaCaetano Veloso - Araçá Azul (1973)

    10/10/2020

  • Image

    ResenhaMahavishnu Orchestra - Birds Of Fire (1973)

    12/07/2019

  • Image

    ResenhaWhitesnake - Lovehunter (1979)

    21/03/2020

  • Image

    ArtigoOs Melhores Lançamentos do ano de 2018

    11/12/2018

  • Image

    ArtigoDez grandes discos ao vivo lançados nos anos 70!

    13/07/2020

  • Image

    ResenhaBlack Sabbath - Never Say Die! (1978)

    22/03/2020

  • Image

    ResenhaBadlands - Badlands (1989)

    02/05/2020

  • Image

    ArtigoYes: A decadência de um ícone!

    21/08/2020

  • Image

    ResenhaVirgil Donati - Ruination (2019)

    09/11/2019

Visitar a página completa de Márcio Chagas



Sobre o álbum

Over The Top

Álbum disponível na discografia de: Cozy Powell

Ano: 1979

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Over The Top



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.