Resenha

Waves

Álbum de Terje Rypdal

1978

CD/LP

Por: Márcio Chagas

Colaborador Sênior

24/10/2021



Uma viagem nas ondas sonoras de Rypdal

O guitarrista norueguês Terje Rypdal apareceu no final dos anos 60 e foi um dos principais nomes do jazz europeu, gravando inúmeros álbuns pela prestigiosa gravadora ECM.

No entanto, a relação de Rypdal com a guitarra é diferente e exótica. O musico não utiliza apenas o instrumento para base e solos como fazem Pat Metheny ou John Scofield por exemplo. Terje vai além, utilizando camadas de guitarras e vários efeitos sonoros, criando texturas as vezes sombrias, as vezes dissonantes e espaciais.

 “Waves” é um disco de 1978, onde Rypdal inicia a parceria bem sucedida com o trompetista dinamarquês Palle Mikkelborg, que perdura até os dias de hoje. Palle foi fundamental na construção da sonoridade do disco, seja utilizando seu instrumento para fazer o contraponto correto com a guitarra do líder, seja auxiliando Terje na criação de efeitos e camadas de sintetizadores. Completa o quarteto o excelente baterista Jon Christensen, um músico subestimado mesmo dentro da seara jazzística, e o baixista Sveinung Hovensjø;

Logo na abertura temos "Per Ulv", que embora seja uma das canções mais conhecidas de Rypdal, foi um erro colocá-la como primeira faixa. Eu explico: Essa música possui uma bateria eletrônica que cria base para uma batida meio afrobeat de Christensen ao fundo. Hoje ela pode soar descolada, mas deve ter desagradado bastante os puristas de plantão, e como Terje não utiliza mais este recurso durante o restante do álbum, foi realmente arriscado usa-la como cartão de visitas, apesar de sua qualidade;

A minimalista “Karussel”, soa extremamente arrastada, um cool jazz, tendo como protagonista o trompete de Mikkelborg; A seguir vem “Stenskoven”, um tema do trompetista. É uma canção mais climática, com um andamento meio circense;

A faixa titulo é calcada nos pratos e caixa de Jon, com muitas texturas sonoras amparando a guitarra; “The Dain Course” é a minha favorita do disco. Tem como base o baixo extremamente melódico de Hovensjø. O trompete “milesdaviano” a frente da canção é amparado por acordes flangeados da guitarra flutuando a sua volta; 

Por fim temos “Charisma”, passional e arrastada, onde Rypdal apresenta uma guitarra mais limpa, tendo como contraponto o trompete de Palle. 

Terje Rypdal nunca fez musica de fácil digestão. Mesmo para os amantes do jazz sua sonoridade pode soar estranha e descompassada. Mas sua música possui uma riqueza harmônica impar e deve ser conhecida por todos que apreciam música instrumental de qualidade. “Waves” é uma excelente porta de entrada para quem quer conhecer este diferente universo musical.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Márcio Chagas

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/04/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaMiles Davis - A Tribute To Jack Johnson (1971)

    18/05/2019

  • Image

    ResenhaTwelfth Night - Live And Let Live (1984)

    20/06/2020

  • Image

    ArtigoA morte de Eddie Van Halen e o legado de um mito!

    06/10/2020

  • Image

    ResenhaSteve Hackett - Highly Strung (1983)

    12/12/2021

  • Image

    ResenhaDavid Sanborn - Another Hand (1991)

    18/12/2021

  • Image

    Artigo10 Melhores álbuns lançados em 2021

    25/12/2021

  • Image

    ResenhaKen Hensley - Proud Words On A Dusty Shelf (1973)

    08/11/2020

  • Image

    ResenhaGary Moore - How Blue Can You Get (2021)

    13/09/2021

  • Image

    ResenhaCollage - Moonshine (1994)

    07/07/2018

  • Image

    ResenhaPat Metheny - American Garage (1979)

    10/05/2019

Visitar a página completa de Márcio Chagas



Sobre o álbum

Waves

Álbum disponível na discografia de: Terje Rypdal

Ano: 1978

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Waves



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.