
Resenha
The Introduction
Álbum de Steve Morse
1984
CD/LP
Por: Márcio Chagas
Colaborador Sênior
23/10/2021
Voo solo em alto estilo
Após o lançamento de Industry Standart, o The Dregs resolveu dar um tempo em suas atividades. Tal fato fez com que Steve Morse resolvesse iniciar sua carreira solo dois anos depois, lançando o álbum “The Introduction”. Gravado majoritariamente no Morrisound Studio em Tampa, Flórida, o disco foi produzido pelo próprio Morse, que além das guitarras cuidou também dos sintetizadores e orgão. Para o baixo veio o excelente e desconhecido Jerry Peek e seu antigo parceiro de Dregs, Rod Morgenstein cuidou dos tambores. “The Introduction” é um álbum instrumental voltado para a guitarra, mas diferente do que se escutaria em outros discos instrumentais de rock e até mesmo do The Dregs. A abordagem de Peek no baixo difere muito de Andy West. Enquanto este ultimo é mais instintivo, Peek é mais técnico e arrojado, fazendo a cozinha perfeita com Rod. As influências de Morse são muito mais amplas que um guitarrista de rock tradicional, adicionando elementos de fusion, boogie e escalas usuais em musicas country. Sua sutileza na composição dos temas, utilizando sua pluralidade de influências na hora certa é um grande diferencial. Como destaques cito a faixa de abertura, “Cruise Missile”, dinâmica e impulsionada por um groove de contrabaixo e pela bateria de Morgenstein; “Mountain Waltz, um country fusion com a participação do colega de Dregs T. Lavitz no piano; “Huron River Blues”, um blues encharcado de jazz e boogie, dividido em três partes e nada convencional; E ainda a cadenciada “General Lee” que traz Morse em dueto com o grande guitarrista Albert Lee; “The Introduction” apresenta Steve Morse desprovido de limitações, trazendo a tona sua guitarra globalizada com múltiplas texturas e sonoridades. Um padrão que o guitarrista abandonou posteriormente, quando criou sua Steve Norse Band.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Márcio Chagas
Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/04/2018
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Márcio Chagas
Sobre o álbum

The Introduction
Álbum disponível na discografia de: Steve Morse
Ano: 1984
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4,5 - 2 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar