Resenha

Airconditioning

Álbum de Curved Air

1970

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Top Notch

22/10/2021



Bom, mas não essencial. Indicado principalmente para quem procura uma música progressiva mais leve e menos ambiciosa

Primeiramente, devo deixar claro que eu nunca fui muito íntimo do som da Curved Air, mas digo isso não por falta de oportunidade em ouvi-lo, mas por ele nunca me prender tanto a ponto de eu querer revisitar os seus discos, porém, hoje além de escutar o seu debut, também me animei em escrever sobre ele. A sua mistura de folk, rock, psicodelia e até mesmo música clássica os colocam em uma situação de banda bastante identificável. Apesar de fazerem um som com qualidade, além de serem influentes, eu acho que seu catálogo carece de discos memoráveis e que podem ser colocados em uma prateleira de clássicos 70’s. A música flui bem, isso é indiscutível, mas parece que o faz sempre sem muita ambição, como se fosse uma promessa que ao longo dos seus melhores anos foi somente parcialmente cumprida. Mas apesar disso, eu não quero dizer que a banda não tenha seus brilhos. Sendo alguns deles justamente o seu álbum de estreia.  

“It Happened Today” é a peça que inicia o disco e também uma das melhores. O trabalho de guitarra é um verdadeiro deleite e possui um bom refrão tanto para ouvir quanto para cantar junto, além de ter uma mudança que a direciona para um solo de violino muito dramático. Não posso deixar de falar também dos vocais de Kristina que aqui estão excelentes. “Stretch” é mais um ótimo número. As primeiras batidas me soam como algo da Marshall Tucker Band – muito provável também pelo uso de violino. Em seu núcleo possui um momento mais sombrio em que a “barulheira” não soou muito bem pra mim, mas mesmo assim, uma boa música.  

“Screw” é uma música muito boa como um todo, mas em seu momento central é onde de fato a peça chama atenção por meio de um violino acolhedor. Melódica e psicodélica, ela se desenvolve em uma ternura tanto na parte instrumental quanto pelos vocais de Kristina. “Blind Man” é uma música muito bonita e serena. Vocês já ouviram a faixa, “Hurdy Gurdy Man” do Donovan? A semelhança vocal é evidente, e segundo a própria Kristina, houve um empréstimo dessa faixa em sua entrega vocal aqui.  

“Vivaldi” foi o single de sucesso do disco. Com esse nome eu acho que nem preciso dizer que quem brilha aqui é Darryl Way por meio de um violino matador, que inclui até mesmo um momento completamente solo. Mas particularmente, apesar desse momento solo impressionante, gosto da peça principalmente no seu início e final, quando toda a banda está junto. “Hide And Seek” é muito provavelmente a faixa mais complexa até aqui, passando por alguns humores diferentes, é possível sentir o sabor do rock clássico, psicodélico, pinceladas jazzísticas e muito mais, tudo mais uma vez muito bem amparado pela voz de Kristina.  

“Propositions” segue uma linha parecida com a faixa anterior, mas infelizmente não consegue se sustenta, e mesmo eu não a achando uma faixa ruim, não tem como fechar os ouvidos para o fato de que ela se dissolve em alguns ruídos de guitarra que em outro lugar até ficaria bem, mas aqui não vi muito sentido. “Rob One” é uma balada instrumental que começa com algumas bonitas notas no piano. A princípio tive a impressão de que a banda entregaria algo realmente valioso, mas salvo pelos violinos, a peça parece muito mais um simples preenchimento do que qualquer outra coisa.  

“Situations” é uma música mais calma e reflexiva. No geral não é que eu a ache ruim, mas já peca pelo seu tamanho, acho que os seus mais de seis minutos foram demais e a fizeram se arrastar um pouco. Tem uma boa atmosfera, trabalho instrumental digno e vocal correto, porém, ela dá mais voltas que o necessário e isso a deixou enjoativa. “Vivaldi With Cannons” é o que o nome diz, a peça “Vivaldi” apresentada anteriormente, mas agora com alguns canhões. Além das explosões, também traz apitos eletrônicos e um sino – antes da explosão que encerra o disco.  

A música em Airconditioning apesar de muito boa, ainda mostra uma banda meio confusa e que não parece saber exatamente o tipo de som quer fazer. Na época talvez tenha sido mais impressionante do que é hoje, mostrando assim que ele não envelheceu bem. Mas ainda que o disco não funcione como um todo e lhe falte coerência em determinados pontos, ainda assim e apesar de eu não o achar essencial, deve ser tratado como um bom exemplar do rock progressivo 70’s.  


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Top Notch

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaBeardfish - Sleeping In Traffic - Part Two (2008)

    02/04/2020

  • Image

    ResenhaIQ - Resistance (2019)

    14/03/2020

  • Image

    ResenhaRainbow - Rising (1976)

    19/05/2018

  • Image

    ResenhaAndromeda - Andromeda (1969)

    10/07/2020

  • Image

    ResenhaGiles, Giles & Fripp - The Cheerful Insanity Of Giles, Giles And Fripp (1968)

    08/07/2020

  • Image

    ResenhaMagma - Félicité Thösz (2012)

    31/03/2021

  • Image

    ResenhaIQ - Tales from the Lush Attic (1983)

    19/03/2020

  • Image

    ResenhaAfter Crying - Overground Music (1990)

    12/11/2020

  • Image

    ResenhaBig Big Train - Folklore (2016)

    24/01/2020

  • Image

    ResenhaRenaissance - A Song For All Seasons (1978)

    30/04/2021

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

Airconditioning

Álbum disponível na discografia de: Curved Air

Ano: 1970

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,67 - 3 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Airconditioning



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.