
Resenha
Mechanical Healing
Álbum de Darchitect
2017
CD/LP
Por: Marcel Dio
Colaborador Sênior
19/10/2021
Nova promessa do metal nacional
Em tempos de padronização fiel do heavy tradiconal, thrash, death, power metal e afins, é sempre bom achar sons com aspectos diferentes. Embora a comparação com outros grupos seja inevitável. Vejo o Darchitect resgatando o passado com um som moderno e promissor. Vi esses dias um podcast ou algo assim, um resenhista dizendo que jamais fez resenhas comparando artistas, e fica bem nítido que tal feito é pura lorota. Primeiro porque todo mundo compara artistas em resenhas, segundo, quê, o fato de compara-las é bom para nortear o ouvinte, pois ninguém cria música a partir do nada, digo, sem referencias musicais, então torna-se ilógico dizer tamanha contradição. Até porque o autor da frase tem várias publicações comparativas e ótimas por sinal. Voltando ao Darchitect fiquei em dúvida se escolheria o novo e segundo trabalho The Visiting - que é tão bom quanto esse. Bom, a questão é que optei pelo Mechanical Healing, que apesar de debutante é um disco maduro, cheio de nuances e quebradeiras a lá Death (da lenda Chuck Schuldiner), lembrando a existência o bom thrash correndo na veia dos caras e também resquícios do Black Sabbath, mas não de forma descarada e sim numa salada com o tempero próprio. Não devo mentir que vocal gutural não é minha praia, não por descrédito, pois o vocalista o faz com excelência dentro da proposta, somente questão de gosto. Portanto são poucos os grupos que ouço dentro dessas linhas, complementando que não é todo cantado dessa forma. Com Mechanical Healing discorri sem problemas e o tempo passou rápido devido a variação instrumental bem arranjada, produzida e técnica. O baixo faz um papel fundamental tanto em contra melodia, dedilhados, quanto ao dar peso quando joga junto a guitarra, na bateria temos um exemplo semelhante a técnica brilhante de Paul Bosthap. Quanto as guitarras nem se fale, são riffs e solos para banguear sem parar. Curioso perceber que sabem a hora de pisar no freio e dar cadência as canções, é porradaria com troca de marchas, ora no modo pé pesado, ora em primeira ou segunda marcha, em uma estrada cheia de curvas e surpresas. Se prestar atenção encontrará um verdadeiro quebra cabeças de death, thrash, stoner e até black metal, sem o menor pudor em embaralhar nossas mentes de forma inigualável. Pode conferir? Não, deve conferir! Membros : Alex Marras - Guitarra Gabe Gifoli - Bateria Lucas Coca - Contrabaixo e Vocal Produzido e mixado por Alex Marras
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
1 comentário:
Sobre Marcel Dio

Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/03/2018
"Sou um amante da música, seja em qualquer estilo, rock, blues, jazz ou pop."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Marcel Dio
Sobre o álbum

Mechanical Healing
Álbum disponível na discografia de: Darchitect
Ano: 2017
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4,5 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar