
Resenha
Mind Transplant
Álbum de Alphonse Mouzon
1975
CD/LP
Por: Márcio Chagas
Colaborador Sênior
10/10/2021
Fusion clássico em estado bruto!
No inicio dos anos 70 o fusion se consolidava como um estilo seminal no nicho instrumental. A fusão do jazz com o rock trouxe a tona grandes músicos, verdadeiros expoentes de seu instrumento. Billy Cobhan e Alphonse Mouzon foram os primeiros bateristas a realmente a se sobressaírem no fusion. Enquanto o primeiro brilhava no Mahavishnu de John MClaughlin, o segundo foi determinante para a consolidação do som da Eleventh House, de Larry Coryell, tendo tocado ainda no Weather Report Em 1973 Billy lançou o clássico “Spectrum” com a participação de Jan Hammer e Tommy Bolin, que ficaria mundialmente conhecido integrando o Deep Purple. Mouzon já havia estreado em sua carreira solo, mas ainda não havia lançando um grande disco de fusion. O álbum de Cobhan despertou um sentimento de competição em Alphonse, que começou a preparar seu terceiro disco solo em 75, mais voltado para o estilo que o havia consagrado. Além de cuidar dos tambores, o baterista tocou ainda piano, órgão e sintetizadores, embora tivesse o tecladista Jerry Peters a sua disposição. E para guitarra veio ninguém menos que, Tommy Bolin, claro! Era nítido que Mouzon queria fazer seu próprio Spectrum, e para tanto chamou Bolin, o principal responsável pelas guitarras naquele disco. Porém a grande diferença é que Cobhan utilizou a guitarra de Bolin apenas como mais um ingrediente na sonoridade de seu disco, uma vez que o músico fazia contraponto com os teclados de Jan Hammer, criando um som mais melódico. Aqui, Mouzon coloca Bolin como peça principal, criando uma sonoridade mais crua, direta e pesada, como pode ser visto na faixa titulo que abre o disco. As inúmeras camadas de teclados servem somente de base para Bolin e Mouzon brilharem na frente de cada um dos temas. Ainda há a participação de outro guitarrista Lee Ritenour, mas de maneira bem tímida. Outros destaques ficam por conta das urgentes “Carbon Dioxide” e “Nitroglycerin”, com a dupla Bolin / Mouzon brilhando como sempre. Era como se fosse a Mahavishnu Orchestra, só que ainda mais rápida e pesada; Vale ainda menção a cadenciada “Golden Rainbows”, mostrando que a guitarra de Bolin pode ser versátil e se encaixar em qualquer tema. “Mind Transplant” traz Alphonse Mouzon em estado bruto, com temas mais diretos, mas não menos complexos, criando um fusion pesado, mas com boa dose de groove e energia. Um clássico absoluto do estilo.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Márcio Chagas
Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/04/2018
Veja mais algumas de suas publicações:
-
DivulgaçãoGuitarrista mineiro Enzo Menta Lança seu primeiro EP com canções autorais!
24/02/2022
Visitar a página completa de Márcio Chagas
Sobre o álbum

Mind Transplant
Álbum disponível na discografia de: Alphonse Mouzon
Ano: 1975
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 5 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar