Resenha

Manners

Álbum de Passion Pit

2009

CD/LP

Por: Roberto Rillo Bíscaro

Colaborador Especialista

26/09/2021



A paixão que resultou em boa música

Imagine que seu namorado(a) resolva gravar algumas canções para elaborar um CD especialmente para te presentear no dia dos namorados. Imagine também que as canções sejam tão boas, as melodias tão grudentas e a produção tão bem cuidada, que o CD acabe despertando a atenção de blogueiros e gente interessada em música eletrônica independente e comece a circular informalmente por aí. Aí, imagine que uma grande companhia fonográfica ouça tanto tititi underground e se interesse em lançar as canções, em forma de EP. Finalmente, imagine que uma das canções seja utilizada numa propaganda de TV e desperte mais atenção ainda de um público mais antenado.

Enredo de filme água com açúcar? Não, senhores! Foi mais ou menos assim que ocorreu com o Passion Pit, inicialmente projeto romântico de Michael Angelakos. Como tanta gente, primeiramente os conheci pela hipnótica Sleepyhead, com seu clima meio de outro planeta, meio onírico, aqueles vocais fininhos e, o que mais me chamou atenção: os teclados que me lembraram imediatamente o Genesis da fase 1977/78, basta conferir como o Tony Banks pilota seus sintetizadores naquela época, especialmente no álbum Three Sides Live... Depois dessa, tive que ouvir o tal EP, claro! Caiu o queixo.

Em maio de 2009, saiu o primeiro álbum, Manners. Quando fui ao You Tube procurar faixas e ouvi The Reeling, quase cai da cadeira, prostrado de joelhos. A melodia e o refrão grudentos estavam lá, os teclados e clima meio de rock progressivo sinfônico estavam igualmente lá. E ainda havia coro infantil no refrão. Golpe baixo dos caras. É para a gente gostar mesmo, fazendo assim, né? Comigo o golpe funcionou 100%! Depois dessa amostra, eu tinha que escutar Manners inteirinho.

A primeira faixa, Make Light, abre com o maior sonzão de teclado genesiano! Ao longo das 11 faixas, as influências vão desfilando na nossa frente: New Order, Kraftwerk, Prince e o pessoal do prog rock sim... A produção é bem redondinha, a sonoridade não tem aresta nenhuma. Tudo feito para agradar e parecer limpinho mesmo. Limpinho, polido e não ascético e sem gosto. É um clima meio “esquisitinho para cativar”. Cheio de barulhinhos, como diria a sobrinha acústica de um amigo. Letras sobre sofrimento e melancolia cantadas como acompanhamento de melodias alegres. Todas as composições são de Angelakos, que provou ser um artesão pop de primeira, mesmo que esse pop venha disfarçado com glacê de cor estranha.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 11/09/2017

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaMuse - Drones (2015)

    19/04/2021

  • Image

    ResenhaSt. Lucia - When The Night (2013)

    17/05/2020

  • Image

    ResenhaDavid Bowie & the Story of Ziggy Stardust

    23/05/2021

  • Image

    ResenhaGryphon - Raindance (1975)

    31/08/2021

  • Image

    ResenhaAndra Day - Cheers To The Fall (2015)

    10/04/2021

  • Image

    ResenhaGraveola e o Lixo Polifônico - Camaleão Borboleta (2016)

    01/09/2020

  • Image

    ResenhaBrighteye Brison - V (2019)

    17/02/2021

  • Image

    ResenhaUnknown Pleasures

    01/05/2020

  • Image

    ResenhaChvrches - Every Open Eye (2015)

    23/03/2021

  • Image

    ResenhaBernardo Bauer - Pássaro-Cão (2019)

    23/07/2020

Visitar a página completa de Roberto Rillo Bíscaro



Sobre o álbum

Manners

Álbum disponível na discografia de: Passion Pit

Ano: 2009

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Manners



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.