Resenha

The Light

Álbum de Spock's Beard

1995

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

22/09/2021



Considerado por muitos - com razão - o melhor álbum da banda

O multi-instrumentista e compositor americano Neal Morse começou sua carreira musical bem cedo, aprendendo a tocar seu primeiro instrumento, o piano, aos cinco e o violão aos nove anos de idade. Como seu pai era diretor de um coral, conviveu o tempo todo com música. Aos poucos, foi se interessando cada vez pelo universo criativo da composição, sendo que, ainda na casa dos vinte, compôs seus primeiros dois musicais ("Hit Man" e "Homeland"). No mesmo período, Neal também já fazia alguns trabalhos como músico de sessão e tentava um contrato como músico e cantor, dando ênfase ao material country que compunha na época. Essa luta por espaço durou em torno de dez anos.

O tempo passou e Neal seguiu se desenvolvendo, até que formou, ao lado de seu irmão Alan, o grupo Spock's Beard, com foco total em sua grande paixão: o rock progressivo. Os membros foram chegando depois, tendo conhecido o baterista Nick D'Virgilio em uma jam, e recrutando John Ballard para o baixo, que foi substituído por Dave Meros durante o processo de produção deste debute. E o curioso nome teve como origem um episódio de Star Treck: "Mirror, Mirror".

"The Light" foi criado de maneira independente, sendo a sua maior força o material composto de maneira quase integral por Neal. Mas, no momento em que foram vistos ao vivo, não demorou muito para que conseguissem seu primeiro contrato. Neal cuidou das linhas de teclado em estúdio, mas contrataram o performático Ryo Okumoto para as apresentações ao vivo, e ele segue até hoje como membro da banda. Hoje, mais de 25 anos após seu lançamento, é seguro dizer que trata-se de um dos maiores discos de estreia do rock progressivo.

Um álbum sem limites, que traz um leque enorme de influências que Neal e sua trupe possuíam na época. A faixa homônima é praticamente um apanhado de toda a carreira da banda e uma porta de entrada garantida para novos fãs. Uma composição de "apenas" quinze minutos, mas com tanta informação distribuída de maneira cirúrgica e precisa, lapidada - como certamente foi - à exaustão. Impossível não impressionar-se com a qualidade exposta aqui. Desmembrada em oito partes, vamos do progressivo clássico ao pop, rock, psicodélico, folk, flamenco, e tudo se encaixa. "Go the Way You Go" abre com uma veia bem prog sinfônico setentista, focando em melodias que grudam de maneira instantânea. Depois, mergulhamos em uma balada rock melódica encantadora até retornar ao prog rock que nos transporta para o "The Lamb" do Genesis, com direito a uma rápida fusão com o jazz em seguida, até retornar ao tema principal novamente com classe. Caso você ainda não tenha se convencido, "The Water" é uma épica de 23 minutos com nova mistura de temas e estilos. Desmembrada em sete partes, consegue se distanciar da faixa título e levar o ouvinte a outra viagem musical, com nova exploração de estilos distintos. Por fim, o disco é encerrado com "On the Edge", mais direta e que traz mais peso e timbres diferentes de sintetizadores, além de uma melodia que cresce e prende novamente o ouvinte. Aqui é delicioso ouvir o quanto Nick D'Virgilio já era fenomenal.

Para os novos e velhos fãs, conferir "The Light" periodicamente é fundamental. Um disco que resistiu bem à passagem do tempo e segue como referência dentro do estilo. E é apenas o começo de uma trajetória de muito sucesso do Spock's Beard.

Tracklist:

1.	"The Light"
I. "The Dream"
II. "One Man" (Alan Morse, N. Morse)
III. "Garden People"
IV. "Looking Straight into the Light"
V. "The Man in the Mountain"
VI. "Señor Valasco's Mystic Voodoo Love Dance"
VII. "The Return of the Horrible Catfish Man"
VIII. "The Dream"

2.	"Go the Way You Go"

3.	"The Water"
I. "Introduction/The Water"
II. "When It All Goes to Hell"
III. "A Thief in the Night"
IV. "FU/I'm Sorry"
V. "The Water (Revisited)"
VI. "Runnin' the Race"
VII. "Reach for the Sky"

4.	"On the Edge"


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaAccept - Blind Rage (2014)

    27/01/2022

  • Image

    ResenhaThe Night Flight Orchestra - Internal Affairs (2012)

    23/04/2018

  • Image

    ResenhaAlice Cooper - Easy Action (1970)

    29/10/2019

  • Image

    ResenhaCamel - Moonmadness (1976)

    25/04/2017

  • Image

    ResenhaKing Diamond - Abigail II: The Revenge (2002)

    28/01/2019

  • Image

    ResenhaKing Diamond - The Spider's Lullabye (1995)

    26/07/2018

  • Image

    ResenhaAyreon - Electric Castle Live And Other Tales (2020)

    11/12/2020

  • Image

    ResenhaDeep Purple - Now What?! (2013)

    06/07/2020

  • Image

    ResenhaThe Rolling Stones - The Rolling Stones No. 2 (1965)

    14/09/2021

  • Image

    ResenhaElton John - Breaking Hearts (1984)

    08/03/2022

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

The Light

Álbum disponível na discografia de: Spock's Beard

Ano: 1995

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,67 - 3 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de The Light



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.