
Resenha
Smoke On This...
Álbum de Rex Brown
2017
CD/LP
Por: Márcio Chagas
Colaborador Sênior
22/09/2021
Rock clássico calcado em riffs Zeppellianos de guitarra!
O pantera foi uma das maiores e melhores bandas surgidas nos anos 90. Durante o tempo que esteve em atividade todos os músicos sempre estavam em evidência, mas era inegável que o baixista Rex Brown ficava em certo ostracismo, sendo o menos festejado do quarteto. Sob este prisma é inusitado que o músico acabou sendo o mais ativo dos integrantes por vários rumos e motivos que a vida estranhamente insiste em tomar. Brown sempre admitiu ser o mais rocker do quarteto, deixando o lado mais pesado e thrash pros demais integrantes. Em seu primeiro disco solo, o músico resolveu colocar para fora essas influências, gravando um álbum de rock com influência direta dos anos 70, inserindo pitadas de psicodelia, rock alternativo, southern rock e muitos riffs de guitarra. Brown além de tocar baixo, cuidou também das guitarras e vocais, sendo acompanhado por Lance Harvill na guitarra solo, Joe Shadid na guitarra base e seu Christopher Williams na bateria (hoje no Accept). Rex se mostra um compositor prolífico e inventivo, trazendo pro álbum grandes riffs de guitarra e tendo como maior influência o Led Zeppelin, embora o rock básico e sujo do AC/DC possa ser notado em muitos momentos. Ou seja, “Smoke This...” não tem nada a ver com Pantera, Down ou qualquer outra banda que o baixista tenha participado. Isso pode frustrar muitos fãs, mas não tira o mérito de que estamos diante de um álbum clássico de rock. “Lone Rider” abre o álbum quebrando tudo com um excelente riff de guitarra comandando a canção; A faixa seguinte “Crossing Lines” é quase uma mistura de Black in Back com Kashimir; Vale destacar ainda a Zeppelliana “Buried Live” com violões folk e um riff soberbo; “Get Yourself Alright" e “Best of Me” que evidenciam o lado psicodélico do músico; A Rollingstoneana “So into You” com suas guitarras despojadas e vocal soul; e “Grace”, com vocal blasé a La Tom Waits e um groove pra lá de envolvente. “Smoke This” mostra o quanto Rex Brown foi subestimado não só pelo público, mas pelas próprias bandas por onde passou. O músico deveria deixar de lado sua carreira de baixista acompanhante e investir pesado na sua carreira solo. Talento e experiência ele tem de sobra.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
2 comentários:

Expedito Santana 23/09/2021
Colaborador
23/09/2021
Márcio, não conhecia esse trabalho do Rex Brown, vou dar uma conferida. Já ouvi muito Pantera. Valeu pela dica!!
Márcio Chagas 25/09/2021
Colaborador Sênior
25/09/2021
Obrigado Expedito. Escute com calma, tenho certeza que você vai adorar!
Faça login para comentar
Sobre Márcio Chagas
Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/04/2018
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Márcio Chagas
Sobre o álbum

Smoke On This...
Álbum disponível na discografia de: Rex Brown
Ano: 2017
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4,5 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar