Resenha

Animal

Álbum de Kesha

2010

CD/LP

Por: Roberto Rillo Bíscaro

Colaborador Top Notch

20/09/2021



O delicioso eletrotrash de Kesha

O universo pop funcionava mais ou menos assim: um subgênero, moda ou movimento se inicia nalguma cidade tipo Londres, Chicago ou Nova York. No começo, apenas um grupo de “descolados” e “alternativos” conhece a novidade e a cena que a cerca.

Chances havia de algum produtor ou músico pop suficientemente antenado perceber a nova tendência e a popularizar, geralmente tornando-a mais palatável a públicos maiores. Madonna, David Bowie e Malcolm McLaren são apenas 3 exemplos de artistas sempre ligados no que acontecia no underground, para pegar os elementos que lhes interessavam e tornar a coisa toda uma nova moda ou febre em escala global.

Transformar elementos “alternativos” em popices mais acessíveis e dar escândalo são duas fórmulas quase infalíveis no universo pop. Essas 2 características constituem a espinha dorsal de Animal, álbum de estreia da norte-americana Ke$ha, que despertou a ira de algumas pessoas de “bom gosto”, que curtem apenas “pop de qualidade”.

A maioria das faixas tem influência de electro, utilizado do modo mais pop possível (basta conferir a faixa-título, ou o primeiro single Tik Tok, que estourou na vendagem). O objetivo é fazer canções para adolescentes e ganhar muito dinheiro. Somem-se a isso, diversos maneirismos e recursos tipicamente anos 80, como o uso do vocoder, pilhagem de certa atitude punk de butique (em Party At A Rich Dude's House) e toneladas de bobagem adolescente e teremos parte da fórmula de Animal.

O escândalo fica à cargo da imagem de garota bebum e festeira, fartamente propagada por Ke$ha (viram que nome electro-rap??) nas letras de diversas canções e também na vida real, onde não faltam histórias de vômitos no closet da mansão de Paris Hilton. Ou seja, Ke$ha segue os passos das meninas “barra pesada” da Era da Super-Exposição, tipo LiLo (Lindsay Lohan para os não familiarizados com os tablóides britânicos...) e a própria Paris, claro!

Além das bebedeiras, há a letra sobre a menininha que quer transar com o professor de História (Mr. Watson) que tem traseiro gostoso e a deliciosamente atrevida Boots and Boys, sobre a garota que coleciona botas e garotos, porque ambos lhe proporcionam muito prazer. Tolices, tolices... “This shit is crazy” , a menina canta “profundamente” em VIP, faixa que não parei de escutar durante semanas. 


Animal é pop trash premeditado até a medula, descartável como garrafa pet, e intoxicantemente delicioso para ouvir e dançar. De mau gosto, os escândalos de Ke$ha? Muito provavelmente, mas quem disse que me importo?


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Nível: Colaborador Top Notch

Membro desde: 11/09/2017

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaA Flock Of Seagulls - String Theory (2021)

    06/09/2021

  • Image

    ResenhaDuran Duran - Anniversary (2021)

    09/09/2021

  • Image

    ResenhaYrahn Barreto - Som No Isolamento (2021)

    26/04/2022

  • Image

    ResenhaMassage - Still Life (2021)

    15/12/2021

  • Image

    ResenhaBrooklyn Funk Essentials - Stay Good (2019)

    22/02/2020

  • Image

    ResenhaIlly - Voo Longe (2018)

    09/07/2020

  • Image

    ResenhaTracey Thorn - Record (2018)

    25/04/2018

  • Image

    ResenhaEllesmere - Les Châteaux De La Loire (2015)

    04/03/2021

  • Image

    ResenhaJordsjø - Nattfiolen (2019)

    07/02/2020

  • Image

    ResenhaThe O’Jays - Together We Are One (2004)

    19/06/2020

Visitar a página completa de Roberto Rillo Bíscaro



Sobre o álbum

Animal

Álbum disponível na discografia de: Kesha

Ano: 2010

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Animal



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.