Ruim é apelido!
Do que a música pop vive se não alcança hits e bons refrães? O rock, o blues e o jazz obtém subterfúgios, mas com o pop a conversa é direta, não existe meio termo. Como o Duran Duram foi mestre em grandes composições e obteve com o pé nas costas o cargo de melhor grupo pop dos anos oitenta, o que se espera é diversão e ousadia. O escorregão de Big Thing para o final de sua década de ouro, passou incólume diante do prestígio alcançado. De certo que I Don't Want Your Love e Too Late Marlene salvavam as restantes. Medazalland (1997) perdeu a essência, mas não era tão desprezível quanto Pop Trash. Pior é ver saudosistas dizendo que eles voltaram com tudo, voltaram para pegar algo que já não lhes pertencia. Uma parede de concreto fechou o passado e ficaram presos sem suas ferramentas básicas, a arte de criar e provar que nesse ramo não tinha pra ninguém. Dizem que a promoção ficou devendo, ainda bem!, pois a vergonha seria maior. John Taylor não estava mais, e sua falta é incontestável. Sendo assim, o Duran Duran atirou em tudo quanto é canto, chamem isso de diversidade, chamarei de alguém sem bússola numa floresta. Someone Else Not Me arrastava o que o Oasis fazia com preguiça plena, arrastava o ouvinte ao sono de inicio, enquanto pela ordem invertida, Lava Lamp anima mais e pode ser considerada uma enxada afiada nesse terreno cheio de espinhos. Playing With Uranium volta ao Oasis e trechos descartados do U2. Peculiar canção que não chega a lugar nenhum e existe para fechar lacunas. E os exemplos seguem sempre nessa medida. Quando tomam o caminho do electropop também perdem-se, as vozes com efeitos, sintetizadores e o que pudessem acrescentar, não faziam efeito, pois a coluna principal estava cheia de trincas maquiadas por massa corrida. Se taparmos os olhos e fingirmos que Pop Trash Movie não é do Duran Duran, encontraremos arranjos legais e um teclado bem pronunciado, ainda que não seja tão surpreendente. Last Day On Earth tem o inicio emprestado de alguém, cujo o nome foge a mente. É mais pesada e mesmo assim, não engrena. Após esse brit pop de segunda divisão, sonolento e sem acertar nada no alvo, perdi a vontade de acompanha-los. A fábrica de hits fechou, a criatividade secou, o tempo mudou e Pop Trash caiu no esquecimento como a pior criação de toda sua carreira gloriosa. Duvido que tenham feito algo pior nos sucessores e desconhecidos por mim. Ninguém esperava um clarão criativo como o debut, Rio, ou ... Notorious, apenas um trabalho decente com duas faixas de proveito. O titulo, proposital ou não, faz sentido a porcaria que ouvimos aqui.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
2 comentários:
Sobre Marcel Dio

Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/03/2018
"Sou um amante da música, seja em qualquer estilo, rock, blues, jazz ou pop."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Marcel Dio
Sobre o álbum

Pop Trash
Álbum disponível na discografia de: Duran Duran
Ano: 2000
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 2,25 - 2 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar