Ouro puro!
Eric Jonhson surgiu numa época em que o virtuosismo de Steve Vai e Malmsteen ganhavam cada vez mais adeptos. Entre os dois, o guitarrista estava mais jogado ao soft fusion, sem descartar as aventuras do blues modernizado. Tones como álbum de estreia é torpedo de musicalidade. Eric não só mandava bem nas seis cordas como arriscava alguns momentos de vocalista. Tones tem seus excessos de virtuosismo, porém, realizado de forma inteligente pelo protagonista, a dividir com a banda os holofotes. Claramente alguns temas são mamões açucarados com voz melódica, pianos e o soft fusion praticado à época, entretanto a maioria equilibrava-se no selvagem quando necessário. A canastra real de Johnson era posta a mesa quando largava tais temas mais levianos e partia para o blues, ai a corrente banhada virava ouro 18 kilates, ou mesmo no momento solo da perfeita e delirante Desert Song. Soulful Terrain lança um mini solo de introdução a martelar por dias nossas cabeças, simples, bem bolado. Claro que não fica por ai, e os ornamentos espalham-se por outros terrenos. O mesmo pode ser ouvido em Victory, cujo a harmonia é um pouco similar a Sisters, lançado quatro anos depois com Steve Vai. O bom gosto desse cidadão é para quem nasceu com música no sangue. Para finalizar, o grande destaque fica com Zap, arremessando riffs rasgantes e licks perfeitos, conjunto vitaminado para o cérebro. Como brinde o solo avassalador no contrabaixo de Roscoe Beck. Em 1987 Zap foi indicada ao Grammy como melhor performance de rock instrumental, perdendo para The Art of Noise featuring Duane Eddy com Peter Gunn. Cinco anos mais tarde Eric Jhonson conquistaria a mesma "modalidade" do Grammy com Cliffs Of Dover.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
4 comentários:

André Luiz Paiz 14/09/2021
Webmaster
14/09/2021
Um dos meus guitarristas favoritos. Tem muita coisa boa e desconhecida pela maioria na discografia dele. Bela lembrança!

Marcel Dio 14/09/2021
Colaborador Sênior
14/09/2021
Um gênio, falar a verdade não cheguei a ouvir tudo, mas o que ouvi achei acima da média.
Faça login para comentar
Sobre Marcel Dio

Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/03/2018
"Sou um amante da música, seja em qualquer estilo, rock, blues, jazz ou pop."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Marcel Dio
Sobre o álbum

Tones
Álbum disponível na discografia de: Eric Johnson
Ano: 1986
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4,5 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar