A evolução do Dokken (Sem Don Dokken)!
O Dokken sempre foi um dos grandes nomes do hard rock dos anos 80, mas ao contrário de muitos representantes do estilo, o quarteto apresentava um som menos festeiro e mais pesado, com guitarras beirando o heavy metal. Porém as desavenças musicais acabaram por fazer o grupo se separar, e embora os fãs sempre solicitassem a volta da formação clássica, as tentativas sempre se tornaram frustradas. Porém em 2019 a formação clássica do grupo formada por George Lynch na guitarra, Jeff Pilson no baixo e "Wild" Mick Brown na bateria, se juntaram com o vocalista Robert Mason e juntos criaram o “The End Machine”, lançando um ótimo disco autointitulado. Agora em 2021 a banda se reúne novamente para lançar seu segundo disco denominado propriamente de “Phase 2”. Embora os músicos digam que este trabalho é uma continuação do anterior, é inegável que evolução do grupo, uma vez o quarteto se sente mais confiante e seguro para ousar. Com a aposentadoria de Mick Brown, o restante da banda trouxe seu irmão mais novo Steve para cuidar das baquetas, uma vez que sua pegada traz ecos do estilo de Mick. É inegável a percepção do estilo sedimentado pelo Dokken, afinal Lynch tem uma técnica muito pessoal de tocar guitarra e sua parceria com Pilson funciona de maneira soberba. Mas quem não conhece o primeiro álbum vai se decepcionar, uma vez que a sonoridade do grupo não se limita a banda que os revelou. The End Machine apresenta um hard n heavy recheado de guitarras, com peso e influências de blues, rock n´ roll e até AOR. “Blood and Money” começa após um pequeno interlúdio. Traz o grupo afiado com um hard empolgante e paredes de guitarra bem ao estilo de Lynch; “We Walk Alone” é uma canção midi tempo com sintetizadores ao fundo e espaço para Mason brilhar, utilizando um groove na voz e emulando o estilo de Glenn Hughes; Destaco ainda: “Scars”, com sua base bluesy e vocais na linha do Whitesnake oitentista; “Destiny” bem na linha do Dokken; e ainda o hardão classudo “Crack the Sky”, uma das melhores faixas do álbum. “Phase 2” entrega um hard vigoroso totalmente orientado pela guitarra de Lynch que tem a segurança de seu parceiro Pilson logo atrás. O quarteto tem tudo para se tornar um dos grandes destaques da cena hard mundial.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Márcio Chagas
Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/04/2018
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Márcio Chagas
Sobre o álbum

Phase2
Álbum disponível na discografia de: The End Machine
Ano: 2021
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar