Resenha

Salting Earth

Álbum de Richie Kotzen

2017

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

03/04/2018



Seguindo como um lobo solitário e fazendo muito além de rock

O grande Richie Kotzen é um músico que admiro bastante. Com uma carreira recheada de ótimos álbuns, já conseguiu a proeza de lançar mais de vinte em carreira solo. Isso porque pode ser considerado um músico relativamente jovem, já que está com apenas 48 anos.
Diferentemente dos álbuns com Poison, Mr. Big e The Winery Dogs, Richie mostra, em seus trabalhos individuais, que suas influências e gostos estão muito além do rock, deixando explícitas as suas referências a ritmos como R&B, Soul e até mesmo o pop. Bom para nós, que podemos nos deliciar com este ótimo e diversificado lançamento chamado: "Salting Earth".

Para causar impacto logo de início, "End of Earth" sacode a poeira e impressiona logo de cara. Rock de primeira, com Richie cantando muito bem. Uma faixa que poderia figurar tranquilamente em um álbum dos Winery Dogs. O mesmo acontece com a chiclete "Thunder", que começa cadenciada e cresce com ótimo refrão. Destaque também para as linhas de guitarra de Richie. Aqui, dá uma sensação de que o vocal de Eric Martin se encaixaria perfeitamente.
"Divine Power" também nos remete aos momentos mais lentos do Mr. Big, em que as baladas são conduzidas pelas guitarras. Ótima faixa.
Do lado mais pop temos: "I've Got You", uma balada de rock leve com levada cativante.
"My Rock" ganhou vídeo oficial, assim como "End of Earth". Trata-se de uma ótima balada, com arranjos simples e diretos, em que Richie canta em tons mais graves lembrando David Coverdale.
Ainda com suavidade, "This Is Life" se posiciona na parte de cima da lista das melhores faixas. Uma balada melancólica, em que Richie questiona e afirma sobre a vida. O solo de guitarra é fantástico.
Para que você não tenha tempo de sentir falta do rock, "Make It Easy" supre a ausência com estilo. Aqui, nos sentimos em casa.
A primeira faixa composta para "Salting Earth" é: "Meds", que possui uma levada cadenciada interessante e que nos desperta o interesse de acompanhá-la até o final. Não se destaca dentre as demais, mas não compromete.
Richie surpreende com a ótima balada pop/R&B, "Cannon Ball". Uma composição de melodia simples e agradável. Para que complicar, não é?
Encerrando os trabalhos, "Grammy" é uma baladinha acústica introspectiva em que temos apenas violão, voz e uma batida de bateria. E não é que funcionou? Gostei bastante.

"Salting Earth" é um ótimo álbum. O fator de maior destaque aqui é, com certeza, a combinação de estilos e gêneros musicais, tornando o trabalho bem diversificado. Fãs dos Winery Dogs que possuem interesse em conhecer a carreira solo de Richie, devem estar preparados para ouvir aqui, muito mais do que apenas rock. Falando nisso, Richie parece realmente gostar de trabalhar sozinho, já que tocou praticamente todos os instrumentos nas sessões de gravação. Ultimamente, tem comentado bastante que não gosta de se repetir ou de ficar preso em uma banda com uma única proposta. Será que o fim dos Winery Dogs está próximo ou a banda poderá continuar com outro frontman? Veremos...


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaUnisonic - Unisonic (2012)

    01/04/2021

  • Image

    ResenhaProject Aquarius - The Beauty Of Creation (2020)

    25/11/2020

  • Image

    ResenhaAxel Rudi Pell - Knights Call (2018)

    16/07/2020

  • Image

    ResenhaBlackfield - Blackfield (2004)

    29/01/2018

  • Image

    ResenhaToto - Kingdom Of Desire (1992)

    14/05/2021

  • Image

    ResenhaQueen - Queen (1973)

    15/05/2019

  • Image

    ResenhaBlack Country Communion - Afterglow (2012)

    28/04/2020

  • Image

    ResenhaLyria - Immersion (2018)

    06/06/2019

  • Image

    ResenhaBlack Sabbath - Black Sabbath (1970)

    25/07/2017

  • Image

    ResenhaTom Petty - Wildflowers (1994)

    15/09/2020

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

Salting Earth

Álbum disponível na discografia de: Richie Kotzen

Ano: 2017

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Salting Earth



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.