Resenha

Nü Revolution

Álbum de Les Nubians

2011

CD/LP

Por: Roberto Rillo Bíscaro

Colaborador Especialista

05/09/2021



Antropofagia chique

Les Nubians é o duo das irmãs Helene e Celia Faussart, filhas de pai francês e mãe da República de Camarões.

Nü Revolution consolidou a posição da dupla no território da fusão de ritmos afro com elementos de pop, hip hop, soul, funk, urban e smooth jazz. Com produção sofisticada, melodias fluídas, letras em francês e inglês falando sobre amor, direitos dos imigrantes, liberdade, igualdade e fraternidade, Nü Revolution é coeso e chique de doer. 

Cínicos dirão que se trata de afrobeat domesticado para servir de trilha sonora em desfiles de moda ou vernissages em Montreal. No poroso mundo globalizado, porém, impossível imaginar que a música não se misture e ambientes contraditórios deixem de se acasalar. Além do mais, que mal há em ser elegante e sonhar com um planeta unido pela abundância de estilo, sapatos e comida?

Veuillez Veiller Sur Vos Rêves é o ponto alto do álbum. Com a participação de John Banzai, fazendo rap em francês, a canção é um milagre urbano de elegância e fluidez, que se derrete em dedilhados de harpa. Percussão discreta, bem marcada, e baixo rebolativo nos fazem deslizar por bulevares floridos de primavera e sonhos realizados. “Não deixe seus sonhos adormecerem” pede a letra; clássico instantâneo de Helene e Celia. A gente quer um mundo abundante e chique, glorificação da pobreza é coisa de quem nunca teve problema para comprar comida.  
 
Nü Soul Makossa põe todo mundo na pista de dança com um afrobeat que faz referência ao clássico Soul Makossa, de Manu Dibango, que participa com vocais e tocando sax. Soul Makossa influenciou tremendamente a disco music e foi uma das primeiras faixas africanas a se tornar sucesso mundial. “Ma ma se ma ma sa, sa ma ku sa” foi cantarolado por incontáveis artistas (Michael Jackson, por exemplo) e entrou em trilha sonora de novela da Globo (Carinhoso, de 1974).

O clima de festa com mensagens de liberdade e unificação segue com o batuque airoso de Liberté e o clima funkeado de Afrodance.

Influências de trip hop (como em Femme Polyandre) e faixas muito sensuais compõem a parte menos dançante de Nü Revolution. Que o digam os incríveis vocais e o piano de Vogue Navire, que dá ganas de ouvir sob dosséis de cetim.

O álbum torna-se chatinho quando fica tribal demais, como na longa introdução percussiva. É legal, mas não precisava ter quase 3 minutos. O mesmo acontece com Mbengue (A Letter From. . . ), que se ressente um pouco do final algo longo de canto tribal. Se há algum defeito é que elas não souberam quando parar em umas 3 faixas, como na que dá nome ao álbum. Nada de grave, porém.

Nü Revolution acerta mesmo quando mistura elementos, como no caso da faixa final, Africa for the Future. 5 minutos que não se sentem, de ritmo contagiante, com excelente arranjo de metais, guitarra dedilhada cristalinamente, palmas, letras em 3 idiomas e a participação do grupo sul-africano Freshlygroup. 

A revolução das irmãs afroeuropéias é precisamente a misturança num mundo que muda a cada dia. Antropofagia chique.  


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 11/09/2017

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaThayana Barbosa - Toda Pele (2021)

    21/06/2021

  • Image

    ResenhaElegant Machinery - Degraded Faces (1991)

    11/06/2021

  • Image

    ResenhaTori Amos - Night Of Hunters (2011)

    03/11/2018

  • Image

    ResenhaHalf Waif - Mythopoetics (2021)

    29/07/2021

  • Image

    ResenhaJJ Thames - Raw Sugar (2016)

    10/06/2020

  • Image

    ResenhaSexy Dex And The Fresh - Plus One Edition (2016)

    12/08/2020

  • Image

    ResenhaMagenta - Masters Of Illusion (2020)

    16/12/2020

  • Image

    ResenhaBárbara Eugênia - Tuda (2019)

    01/08/2020

  • Image

    ResenhaThe Sylvers - Showcase (1975)

    25/09/2020

  • Image

    ResenhaGenesis - Genesis Live (1973)

    29/09/2017

Visitar a página completa de Roberto Rillo Bíscaro



Sobre o álbum

Nü Revolution

Álbum disponível na discografia de: Les Nubians

Ano: 2011

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Nü Revolution



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.