Stoner de primeira linha
Antes de começar, vamos falar um pouco sobre o "enxame" de stoner metal que assola o mundo. Dessa maneira a maioria do seguidores não podem esperar grandes novidades quanto ao estilo nascido nos anos 90. Em outros termos, não consigo desconsiderar as bandas de proto metal do final dos anos sessenta, portanto ao ser perguntado como nasceu a coisa toda, posso citar Blue Cheer como uma das peças fundamentais e a benção dos riffs de Tony Iommi nessa carcaça. Veja que não irá descobrir uma nova estrela do rock, e sim um som excelente vindo direto da Holanda e com uma carga de riffs que tem tudo para agradar tranquilamente os amantes de doom ou sludge. Ou seja, o stoner é um opala equipado da forma como seu dono necessita, ao ponto de sabermos o formato da carcaça e o material do qual é feito. O lance primordial é que os caras não se blindam por uma produção tosca proposital, não abaixam a afinação do baixo no talo, embolando passagens. E os vocais são na medida exata, sem berros ou exposições tolas. O trabalho de guitarra leva a viagem setentista com bom lirismo e limpeza de timbres quando faz-se necessário. Outro ponto importante é não fixar temas em demasia. Assim as canções tem progressões espontâneas, o que torna Rose of Jericho um prato saboroso sem tempero carregado. Quer achar o melhor do stoner rock? Venha para Rose Of Jerico. Tem um pouco de tudo, climas soturno em introduções, ofertas generosas de blues, melodias, tsunami de riffs, e o melhor: não é maçante. Alguns grupos entopem os instrumentos de efeitos e acabam por destruir todo o trabalho numa disputa de quem treme mais o assoalho. Komatsu foge dessa armadilha e molha a camisa pela música. Algumas frases de guitarra remetem vagamente ao rock alternativo e até ao Led Zeppelin. Altamente recomendado!
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Marcel Dio

Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/03/2018
"Sou um amante da música, seja em qualquer estilo, rock, blues, jazz ou pop."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Marcel Dio
Sobre o álbum

Rose Of Jericho
Álbum disponível na discografia de: Komatsu
Ano: 2021
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar