Resenha

Stellar Gardener

Álbum de Antony Kalugin

2021

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Top Notch

31/08/2021



Com mais essa prova de toda a sua habilidade e imaginação, Antony Kalugin se firma cada vez mais como um dos maiores nomes do progressivo moderno

Quando escuto ou leio o nome de Antony Kalugin hoje em dia, me vem de imediato uma certeza em mente, a de que coisa boa está por vir. Fico impressionando o quão o ucraniano é prolífico e ao mesmo tempo sem nunca dar uma bola fora, mal estamos digerindo alguns dos seus últimos trabalhos e ele já aparece com alguma novidade. Stellar Gardener é o seu segundo filho solo da quarentena, onde mais uma vez, temos o prazer de ver Antony tocando todos os instrumentos e entregando uma música de qualidade sublime e encantadora. Para não dizer que não há mais ninguém no disco, Olha Rostovska – que já trabalhou com Antony em álguns discos da Karfagen - também fez os vocais na faixa dois.  

Assim como aconteceu em Marshmallow Moondust, disco lançado por Kalugin em 2020, aqui também temos dois grandes épicos de vinte minutos como tema central. Quando olhamos para a capa do disco, podemos sentir uma música espacial, algo muito mais baseado em teclas e um menor entrelaçamento entre guitarras e teclados. A maneira extremamente romântica e muito bem cuidada de Antony criar melodias estão mais presentes do que nunca, entregando um diálogo perfeito entre momentos de densidade e outros de suavidade plena.  

Algo que também deve ser mencionado em relação ao álbum, é que ele possui uma história bastante triste e que pode ser percebido claramente por meio da dedicatória de Kalugin para a sua mãe, falecida em dezembro de 2020. No encarte o músico escreveu, “Em memória de minha mãe Irina Kalugina (15 de julho de 1958 - 11 de dezembro de 2020). Você sempre será meu jardineiro estrela.”  

“Stellar” é o primeiro dos dois épicos. Logo nos seus primeiros segundos, Antony mostra o que mais sempre gostou de fazer, ou seja, mergulhar de cabeça na música sinfônica. Durante todo o percurso musical, Kalugin desfila por uma verdadeira infinidade de climas e atmosferas, às vezes soando de uma maneira meditativa e de pura introspecção e outras um pouco mais intenso e com uma maior densidade sonora. Dois nomes que é impossível de não serem mencionados aqui são Camel e Mike Oldfield, porém, sendo somente influências dentro de uma forma completamente original de criação. Como eu já havia mencionado, os teclados estão mais no controle aqui do que no seu predecessor. Uma peça simplesmente sem furos do começo ao fim, onde o máximo que se pode perceber é que se trata de uma obra menos bombástica - estou apenas falando isso como uma simples observação, pois não tenho problema algum com isso.  

“Gardener” é também bastante atmosférica e variada, apesar de certa forma mais intensa no geral. Os sons iniciais remetem um pouco ao mestre Rick Wakeman. Novamente é difícil de não imaginar Mike Oldfield na peça, mas novamente dentro de uma proposta bastante singular. Os sintetizadores estão mais nervosos dessa vez, assim como alguns riffs de guitarra, mas sempre intercalado por harmonias suaves, onde dessa vez também são inclusos alguns vocais que incrementam mais doçura e melancolia a faixa, assim como o uso de violino – feitos nos teclados mesmo. Na parte central, Antony ainda entrega um momento mais jazzístico. No último quarto de música, ela vai se intensificando aos poucos até explodir em um rock progressivo sinfônico extremamente robusto. Para quem sentiu falta de um pouco mais de peso até o momento no álbum, esse vai saciar essa vontade de forma brilhante, mas ainda dá tempo para que tudo termine na mesma brandura com que o disco começou. 

Stellar Gardener é uma verdadeira montanha-russa de música progressiva, mas que nunca deixa de lado a sua essência sinfônica. O disco ainda contem quatro faixas bônus que são um resumo mais compacto dos dois épicos, mas não as vejo como um grande atrativo, tendo em vista que em ambas as faixas todos os seus vinte minutos são necessários para que a mágica de fato aconteça. Uma belíssima homenagem à senhora Irina e que certamente ficaria muito orgulhosa de Antony, embora, com tantos trabalhos incríveis no currículo, ela já deveria ser orgulhosa dele a tempos, né?  


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Top Notch

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado pela música progressiva em todas as suas facetas."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaRobert Wyatt - Rock Bottom (1971)

    22/10/2017

  • Image

    ResenhaSteve Hackett - Bay Of Kings (1983)

    12/11/2021

  • Image

    ResenhaCaamora - She (2008)

    02/02/2021

  • Image

    ResenhaGenesis - Trespass (1970)

    21/11/2017

  • Image

    ResenhaCeleste - Celeste (1976)

    19/04/2020

  • Image

    ResenhaMike Oldfield - Incantations (1978)

    22/04/2021

  • Image

    ResenhaDevin Townsend - Ocean Machine - Biomech (1997)

    22/11/2020

  • Image

    ResenhaFairport Convention - What We Did On Our Holidays (1969)

    26/09/2020

  • Image

    ResenhaKate Bush - The Dreaming (1982)

    27/01/2021

  • Image

    ResenhaThe Flower Kings - Back In The World Of Adventures (1995)

    12/03/2019

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

Stellar Gardener

Álbum disponível na discografia de: Antony Kalugin

Ano: 2021

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Stellar Gardener



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.