Resenha

The Rolling Stones

Álbum de The Rolling Stones

1964

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

30/08/2021



A explosão britânica

Era inevitável. Enquanto os Beatles partiam para conquistar a América e apresentar o rock britânico ao mundo. Grupos como The Who, The Moody Blues e, é claro, os Rolling Stones, surgiam prontos para surfar na onda, elevar o status do rock do continente europeu e mostrar sua alta capacidade musical.

A primeira formação estável dos Rolling Stones foi com Mick Jagger, o multi-instrumentista e então líder do grupo Brian Jones, o guitarrista Keith Richards, Charlie Watts na bateria e o baixista Bill Wyman. O grupo foi formado em 1962 e as coisas começaram a andar quando fecharam uma parceria com o empresário Andrew Loog Oldham, que também os incentivou a desenvolver material próprio. Neste momento, Jagger e Richards já tinham tomado a dianteira, já que Jones começava precocemente a perder o foco e se envolver com drogas. Mesmo assim, a banda começou a carreira focando em sua performance e entrosamento, fazendo uso de covers de grandes artistas da época para conseguir um lugar ao sol.

O disco de estreia da banda veio com nome homônimo em seu país de origem. Para chamar mais a atenção, nos Estados Unidos saiu como "England's Newest Hit Makers" e algumas pequenas mudanças de tracklist. Basicamente, "Not Fade Away" (Buddy Holly, Norman Petty) entrou na versão americana no lugar de "Mona (I Need You Baby)" e "Route 66" está como faixa número 2, tendo ficado como faixa de abertura no país natal. São apenas três faixas autorais: "Tell Me (You're Coming Back)", de autoria de Mick Jagger e Keith Richards; e "Now I've Got a Witness" - creditada a Nanker Phelge - e "Little By Little", creditada a Nanker Phelge e Phil Spector. Nanker Phelge era um pseudônimo que foi usado pela banda até 1965 e que consistia, além da banda, em outras pessoas na intenção de distribuir royalties. Fato é que, nesse período, a banda ainda carecia de desenvolvimento criativo e musical para emplacar composições de sucesso, fator que seria desenvolvido consideravelmente mais adiante.

O álbum de estreia dos Rolling Stones mostra a capacidade da banda como músicos, que gravaram o disco em menos de uma semana. Enquanto os Beatles traziam vários vocalistas de timbres diferentes, aqui Jagger carregava o vocal nas costas com uma proposta diferente, uma voz mais encorpada, sem muito alcance, mas versátil, que alternava momentos melódicos com jogar versos sobre as melodias quase que falando sobre elas, trazendo seu próprio estilo desde início, com muita originalidade e competência. O instrumental, considerando a idade dos músicos, é algo que impressiona. E o tracklist foca no blues, rock e R&B. Não é um trabalho indispensável, mas traz uma visão interessante de grandes canções, principalmente "Route 66" (Bobby Troup), "I Just Want to Make Love to You" (Willie Dixon) e "Carol" (Chuck Berry). "Honest I Do" (Jimmy Reed) e "I'm a King Bee" (James Moore) são versões bem gostosas de curtir e trazem equilíbrio em relação às faixas mais enérgicas. São doze canções no total, com algumas dispensáveis e outras bem legais.

Se o disco de estreia não foi um sucesso, não demoraria muito para que os Stones ganhassem os holofotes. No mais, fica com um trabalho que vale à pena relembrar de vez em quando.

Tracklist UK:
Route 66	2:25
I Just Want To Make Love To You	2:21
Honest I Do	2:14
Mona	3:38
Now I've Got A Witness	2:34
Little By Little	2:44
I'm A King Bee	2:39
Carol	2:38
Tell Me	2:52
Can I Get A Witness	2:59
You Can Make It You Try	2:06
Walking The Dog	3:10

Tracklist US:
Not Fade Away	1:48
Route 66	2:20
I Just Want To Make Love To You	2:15
Honest I Do	2:07
Now I've Got A Witness  2:28
Little By Little 2:35
I'm A King Bee	2:33
Carol	2:35
Tell Me    3:47
Can I Get A Witness     3:00
You Can Make It If You Try  2:10
Walking The Dog	3:10


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaRingo Starr - Ringo (1973)

    13/08/2020

  • Image

    ResenhaMegadeth - Dystopia (2016)

    25/07/2017

  • Image

    ResenhaJohn Lennon - Rock 'N' Roll (1975)

    21/07/2020

  • Image

    DivulgaçãoBanda SuperEGO lança nova música de trabalho

    26/06/2019

  • Image

    ResenhaThe Rolling Stones - The Rolling Stones, Now! (1965)

    14/09/2021

  • Image

    ResenhaKiss - Dynasty (1979)

    11/06/2018

  • Image

    EntrevistaArno Menses e Markus Steffen

    03/05/2018

  • Image

    ResenhaGeorge Harrison - Cloud Nine (1987)

    30/07/2020

  • Image

    EntrevistaSimone Simons

    27/08/2019

  • Image

    ResenhaBlack Sabbath - Black Sabbath (1970)

    25/07/2017

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

The Rolling Stones

Álbum disponível na discografia de: The Rolling Stones

Ano: 1964

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,17 - 6 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de The Rolling Stones



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.