Resenha

Poets And Madmen

Álbum de Savatage

2001

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

24/08/2021



Será esse o último álbum do Savatage?

Pode ser que sim, mas, felizmente, Jon Oliva vem sinalizando um possível retorno. Fato é que, se "Poets And Madmen" for o último disco do Savatage, é seguro dizer que a banda encerrou sua carreira em alta e com muita classe.

Temos aqui a volta integral de Jon Oliva aos vocais. Não foi algo intencional, e o fato é que, por conta de decisões familiares, Zack Stevens precisou se afastar dos seus compromissos profissionais, deixando a banda no meio das gravações. Por sorte, foi possível para o grupo dar a volta por cima, embora isso também viesse a ser motivo de novos questionamentos da parte de Jon Oliva, se realmente compensava carregar esse peso mais adiante. O disco marcou também a saída de Al Pitrelli para se juntar ao Megadeth.

"Poets And Madmen" conseguiu unir o Savatage de todas as eras em um único trabalho. Um disco pesado, agressivo e melódico, tudo muito bem dosado. Esses fatores combinados com grandes apresentações dos músicos e excelente produção resultaram em um disco simplesmente imperdível. Pra começar, Jon Oliva demonstra claramente em seu registro que ainda dava conta do recado - provavelmente ainda dá. Obviamente, não é só a sua performance vocal que impressiona, já que as composições demonstram que o artista chegou muito perto do estado da arte como criador dentro da cena rock/hard/metal. As letras ficaram por conta de Paul O'Neill que, como de praxe, produziu também ao lado de Jon. A história é influenciada pela vida do jornalista sul-africano Kevin Carter, que tirou a própria vida ainda jovem, com 33 anos, pelas decepções colecionadas durante a sua existência. Um pouco é falado sobre Carter e o restante é fictício. Edgar Jerins, que também criou as belas capas de "Dead Winter Dead" e "The Wake of Magellan", fez bonito novamente, agora trazendo um clima bem sombrio.

Sobre o tracklist, a audição completa é extremamente recomendada. Desde o clima sombrio que vai de "Stay with Me Awhile" até "I Seek Power" - essa com um refrão extremamente pesado -, passando por "Drive", mais rápida e com pegada hard, chegando até a uma das melhores composições da carreira da banda: a épica "Morphine Child", simplesmente perfeita em sua construção. Depois, temos uma quadra de boas canções mais diretas, finalizando com a também pesada "Awaken" e seu refrão quase thrash, até que o disco é encerrado pela maravilhosa balada "Back to a Reason", que cresce e chega ao clímax para encerrar o disco com classe. Impressionante como o disco não deixa o ouvinte se perder por nenhum momento.

Após o lançamento do disco, a banda foi para a turnê de divulgação com o apoio do vocalista Damond Jiniya, que fez um ótimo trabalho mas desapareceu da cena em seguida. Passaram inclusive pelo Brasil em uma grande apresentação.

E que saudades do Savatage. Espero mesmo que "Poets And Madmen" não seja o último. Mas, se for, está fácil dizer que a banda cumpriu muito bem o seu papel.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.


1 comentário:

user

Márcio Chagas 26/08/2021

Colaborador Sênior

26/08/2021

Também sou do time que espera a volta do grupo. Mas como você mesmo disse, se não acontecer, eles encerram a carreira em alto estilo.

Faça login para comentar



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaViper - Theatre Of Fate (1989)

    29/09/2021

  • Image

    ResenhaAxel Rudi Pell - Circle Of The Oath (2012)

    24/06/2020

  • Image

    ResenhaRingo Starr - Change The World (2021)

    03/12/2021

  • Image

    Resenha3 - 3.2: The Rules Have Changed (2018)

    03/12/2021

  • Image

    EntrevistaDave Meros

    16/07/2018

  • Image

    ResenhaDarWin - Origin Of Species (2019)

    04/01/2021

  • Image

    ResenhaThe Beatles - Help! (1965)

    21/03/2020

  • Image

    ResenhaPattern-Seeking Animals - Prehensile Tales (2020)

    21/03/2021

  • Image

    ResenhaScorpions - Sting In The Tail (2010)

    21/09/2019

  • Image

    ResenhaPaul McCartney - Driving Rain (2001)

    05/01/2019

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

Poets And Madmen

Álbum disponível na discografia de: Savatage

Ano: 2001

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4 - 12 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Poets And Madmen



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.