Resenha

Milliontown

Álbum de Frost*

2006

CD/LP

Por: Márcio Chagas

Colaborador Sênior

17/08/2021



IQ + Arena + Kino = Frost*

Frost* é um projeto idealizado pelo tecladista e produtor Jem Godfrey e o guitarrista John Mitchell (Arena, Kino, Lonely Robot, etc..), que foi alçado à categoria de supergrupo, uma vez que incluiu a participação do baixista John Jowitt (Arena, Jadis, IQ), o baterista Andy Edwards (IQ, Robert Plant) e o guitarrista John Boyes (Freefall), todos músicos experientes e conhecidos no cenário do progressivo contemporâneo.

Goldfrey é um renomado produtor e compositor de rock e pop que sempre teve vontade de integrar um projeto de rock progressivo, seu estilo favorito. Todas as faixas foram compostas e arranjadas pelo tecladista, então, embora o som entregue aos ouvintes seja o neo progressivo muito bem arranjado, não há influência direta das bandas integradas pelos demais músicos.

O grupo apresenta seis faixas de extrema qualidade. "Hyperventilate" é uma instrumental que abre o álbum de maneira melódica, com timbres de piano que logo são encampados pela guitarra e demais instrumentos. Pode ser considerado um dos melhores temas de prog instrumental das duas últimas décadas; “No Me, No You” tem uma entrada mais direta e pesada, com boas harmonias vocais, mas suas linhas mais corretas fazem dela a faixa mais fraca do disco;

“Snowman” é quase acústica, calcada no piano de Goldfrey. Possui efeitos sonoros na voz e reverberações ao fundo; “The Other Me” é o tema mais inusitado, com sua cozinha grooveada e linha funky de baixo, com vocais carregados em efeitos, andamento sincopado e leve influência de industrial;

O grupo deixa o melhor para o final, onde aparecem as faixas mais longas e também mais influenciadas pelo progressivo tradicional. “Black Light Machine”  tem uma andamento dinâmico e alto astral, com as guitarras de Mitchell dominando o tempo todo e emulando o estilo de Steve Rothery em algumas ocasiões, principalmente pela construção dos solos e algumas camadas de teclados. Edwards também se sobressai com algumas boas viradas e incursões; E para encerrar vem a faixa título, uma suíte de mais de vinte e seis minutos, apresentando camadas de piano, teclados e guitarras, com diversas mudanças de andamento, lembrando os maiores temas do Spocks Beard e do The Flower Kings. Um opus que agradará até mesmo o ouvinte de progressivo mais ortodoxo;

“Milliontown” foi lançado em julho de 2006 e conseguiu relativo sucesso no meio progressivo, mesmo apresentando uma visão mais ampla e moderna do neo prog em algumas faixas. É um ótimo disco, com produção impecável que deve ser ouvido sem preconceitos.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.


2 comentários:

user

Tiago Meneses 17/08/2021

Colaborador Especialista

17/08/2021

Frost* tem um som muito interessante. Acho Milliontown muito bem produzido, de proposta nítida e bem divertido do começo ao fim.

user

Márcio Chagas 24/08/2021

Colaborador Sênior

24/08/2021

Eu acho o melhor álbum deles. Abraços amigo!

Faça login para comentar



Sobre Márcio Chagas

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/04/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaEloy - Colours (1980)

    24/07/2020

  • Image

    ResenhaCamel - Breathless (1978)

    28/07/2018

  • Image

    ResenhaSting - The Dream Of The Blue Turtles (1985)

    04/03/2018

  • Image

    ResenhaBadlands - Badlands (1989)

    02/05/2020

  • Image

    ResenhaBlack Sabbath - Never Say Die! (1978)

    22/03/2020

  • Image

    ResenhaPink Floyd - Animals (1977)

    25/10/2018

  • Image

    ResenhaRoger Daltrey - Ride A Rock Horse (1975)

    30/10/2020

  • Image

    ResenhaPhil Collins - Play Well With Others (2018)

    14/03/2020

  • Image

    ResenhaTwelfth Night - Live And Let Live (1984)

    20/06/2020

  • Image

    ResenhaRick Wakeman - The Red Planet (2020)

    02/07/2020

Visitar a página completa de Márcio Chagas



Sobre o álbum

Milliontown

Álbum disponível na discografia de: Frost*

Ano: 2006

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Milliontown



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.