
Resenha
Play Yard Blues
Álbum de John Norum
2010
CD/LP
Por: Márcio Chagas
Colaborador Sênior
10/08/2021
Blues rock com guitarra em evidência!
Embora faça parte do Europe desde a sua fundação, o guitarrista John Norum nunca foi um aficionado pelo Hard rock dos anos 80. Suas influências vinham do rock setentista, de bandas como Thin Lizzy e Deep Purple, além do blues americano. No fim dos anos 2000 o guitarrista passava por problemas pessoais com a perda de sua esposa Michelle Meldrum, devido a um tumor cerebral. E nessas horas não há terapia melhor que tocar um bom e velho blues. O músico entrou em estúdio na Suécia a fim de trazer a tona suas primeiras influências, produzindo ele mesmo o álbum. Seu colega de Europe Mic Michaeli ficou responsável pelos teclados e a banda foi completada pelo baixista Tomas Torberg, o baterista Thomas Brooman e o percussionista Peer Stape. “Play Yard Blues” é um álbum de blues rock moderno, na linha dos trabalhos de Joe Bonamassa, Jeff Healey e outros contemporâneos do estilo, aliando peso e melodia na proporção certa. São dez faixas no total, sendo sete autorais e três covers: “It´s Only Money” do Thin Lizzy, “Ditch Queen” do Mahogany Rush e Travelling in the Dark do mítico Mountain. A hendrixiana “Let it Shine” abre o álbum e é destaque, apresentando vocais e guitarra a frente da canção brigando pela atenção do ouvinte; “Red Light, Green Light” é bem influenciada pelo Mountain, onde o baixo sustenta os vocais até o solo principal; A cadenciada “Over and Done” tem influência do Cream e destaque para o Hammond de Michaeli fervendo ao fundo; “Born Again” é densa e pesada, destoando do restante do disco, mas excelente; O guitarrista se sente em casa na sua versão para “It´s Only Money”, uma vez que John nunca escondeu que Thin Lizzy e Gary Moore são suas maiores influências; E a faixa titulo, essencialmente calcada no velho estilo criado no delta do Mississipi. Uma canção melódica e instrumental que faria Eric Clapton e Cia se roerem de inveja. O disco é dedicado a sua falecida esposa e traz na capa o músico ao lado de seu filho, Jake Thomas Norum, com apenas três anos de idade na ocasião. “Play Yard Blues” traz uma sonoridade despojada e bastante pessoal, tendo o blues rock como base e a guitarra a frente das canções. Merece uma conferida por quem gosta do estilo e não tem preconceitos musicais.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Márcio Chagas
Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/04/2018
Veja mais algumas de suas publicações:
-
ArtigoNa faixa: Há 50 anos os Beatles registravam as fotos para a capa mais Icônica do rock
27/09/2019
Visitar a página completa de Márcio Chagas
Sobre o álbum

Play Yard Blues
Álbum disponível na discografia de: John Norum
Ano: 2010
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar