Resenha

Bag Of Bones

Álbum de Europe

2012

CD/LP

Por: Márcio Chagas

Colaborador Sênior

10/08/2021



Nova sonoridade Zeppeliana em um álbum clássico de rock!

O Europe foi um grupo seminal para a consolidação do hard rock nos anos 80, lançando verdadeiros hits como “The Final Countdown”, “Superstitious” e outros. O som do quinteto se baseava no hard rock e rock de arena, sempre calcado em camadas de teclados acessíveis e pitadas de pop, elevando o grupo ao mega estrelato.

A banda vendeu milhões de discos, trocou de guitarrista, e na década seguinte caiu no ostracismo, vindo a encerrar as atividades. Retornaram somente me 2004, com sua formação clássica e pequenas alterações em sua música que foram aos poucos modificando aquela sonoridade que os tornaram tão conhecidos.

Mas a transformação profunda e extremamente radical acontece neste “Bag of Bones”. Os teclados foram suprimidos, sendo relegados ao segundo plano. Mic Michaeli ficou responsável por criar camadas de sustentação das canções apenas fazendo um pequeno contraponto com a guitarra de John Norum, que se tornou a base da nova sonoridade. Joey Tempest está cantando mais solto, menos afetado, mais direto e com um timbre mais rasgado. E a cozinha formada por John Leven e Ian Haugland se mostra precisa e coesa, colocando nos trilhos o peso das canções. Ian nunca foi meu baterista favorito, e apesar de não mostrar nenhuma novidade, é notória sua evolução como músico, apresentando uma pegada mais certeira e imprimindo maior peso nos tambores.

Esqueça completamente o Europe dos anos 80, a base do som aqui é o blues e o rock setentista de ícones como Deep Purple, UFO e principalmente Led Zeppelin. Os suecos parecem ter bebido direto na fonte de Jimmy Page e Cia, com direito a absorver inclusive suas experimentações mais exóticas.

Mesmo colocando os dois pés nos anos 70, o quinteto, ao lado do produtor Kevin Shirley conseguiram imprimir uma sonoridade atual e renovada, sem excessos e sem soar datada, como pode ser vista em “Richies to Rags” que une soberbamente peso e groove; "Not Supposed To Sing The Blues" é minha favorita do disco. Soa sincopada, calcada no riff de Norum e com teclados  Michaeli influenciado pela musica indiana;

“Doghouse” é um hardão direto, com Tempest cantando o tempo todo em cima da base de guitarra no melhor estilo UFO / ZZ Top; e “Drink and Smile” é uma balada, mas longe daquelas açucaradas criadas pelo grupo. Essa aqui é baseada no violão folk e bandolim, tocado pelo tecladista Mic. Um tema que poderia tranquilamente fazer parte do “Led III”;

A única que ainda pode lembrar o velho estilo do Europe oitentista é a “Mercy You Mercy Me” pela pegada levemente AOR, porém, todos os 12 temas são puro rock na essência, sempre com a guitarra dividindo os holofotes com os vocais.

Se você gosta de um hard pesado, bem tocado e completamente calcado em linhas de guitarra, não deixe de conferir este clássico absoluto!


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Márcio Chagas

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/04/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaJean-Luc Ponty - A Taste For Passion (1979)

    02/04/2020

  • Image

    ResenhaBrand X - Xcommunication (1992)

    10/04/2022

  • Image

    ResenhaJadis - More Than Meets The Eye (1992)

    13/02/2020

  • Image

    ResenhaColosseum II - Strange New Flesh (1976)

    14/07/2018

  • Image

    ResenhaPat Metheny - Offramp (1981)

    02/10/2018

  • Image

    ResenhaAll Traps On Earth - A Drop of Light (2018)

    29/03/2019

  • Image

    ResenhaTerje Rypdal - Waves (1978)

    24/10/2021

  • Image

    ResenhaKing Crimson - Red (1974)

    08/07/2019

  • Image

    ResenhaDream Theater - Dream Theater (2013)

    07/03/2021

  • Image

    DivulgaçãoGuitarrista mineiro Enzo Menta Lança seu primeiro EP com canções autorais!

    24/02/2022

Visitar a página completa de Márcio Chagas



Sobre o álbum

Bag Of Bones

Álbum disponível na discografia de: Europe

Ano: 2012

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,67 - 3 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Bag Of Bones



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.