A transição que impulsionou Thunder in the East
Ter discografia extensa e manter regularidade é para poucos, o Loudness é um desses exemplares. Quanto a mim, comecei com esse - o Desillusion, portanto a memória afetiva é ligada a todo o vapor no grupo japonês mais representativo de todos os tempos. Desillusion estava como treinamento para galgar o mercado americano e podar um pouco as raízes N.W.O.B.H.M ao tender ou render-se ao Ratt ou Motley Crue em uma parte crucial de sua vida. Com isso o sucessor Thunder in the East pegou a fama pra si e acertou o alvo. Muito embora Desillusion seja mais complexo e melhor, diria até um item esquecido na prateleira do Loudness, talvez por ser a transição entre os mundos mencionados, leia-se rock inglês vs americano. O álbum foi gravado no SARM Studios em Londres e o engenheiro de som escolhido para as sessões de gravações foi Julian Mendelsohn, conhecido por trabalhar com Elton John, Jimmy Page, Yes e Bob Marley. Num tempo em que a banda estava em ponto de bala tecnicamente falando. Akira Takasaki vivia em estado de graça, criando riffs que iam facilmente para o lado glam ou remetendo Malmsteen ou Eddie Van Halen em solos ou licks, como pode ser conferido em Exploder, a "Eruption" de Akira. Advertindo que suas habilidades estavam além de ser um mero copista dos nomes citados e sim para que compreendam o nível detectado em Desillusion. Assim como a capacidade do monstro das baquetas Munetaka Higuchi (1958-2008). As faixas mantinham o mesmo pique, contudo, Butterfly é o ponto mais alto e fora do eixo, apresentando melodias intrincadas, solos encantadores e entrosamento que só grandes músicos alcançam. Exemplo fácil sobre como o Dream Theater poderia ser se enxugasse o som no modo objetivo. Por isso corra atrás de Desillusion o quanto antes e também entre de ponta nas águas de Loudness, pois não existe desilusão para este mar cheio de riffs, solos e música de alta qualidade.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Marcel Dio

Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/03/2018
"Sou um amante da música, seja em qualquer estilo, rock, blues, jazz ou pop."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Marcel Dio
Sobre o álbum

Disillusion
Álbum disponível na discografia de: Loudness
Ano: 1984
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4,5 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar