Resenha

Écailles De Lune

Álbum de Alcest

2010

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Especialista

29/07/2021



Ampla variedade de sons e uma atmosfera deslumbrante por toda parte

Écailles De Lune continua muito bem o desenvolvimento das visões apresentadas no disco de estreia, fazendo a banda atingir pra mim o que eu considero o seu clímax. É possível perceber aqui algumas referências temáticas a melodias do álbum anterior – que possui menos conteúdo musical implementado nas composições e arranjos. Essa observação serve para mostrar algo que potencializa o resultado final aqui, pois há mais espaço para focar na criação de clima e atingir a entidade conceitual mais sólida, obviamente, falando isso tudo apenas de um ponto de vista pessoal. As sequências de heavy metal mais descaradamente românticas e sinistras são unidas com inteligência, lógica e uma visão estética refinada.  

Acho até mesmo que não tem muito sentido, além de ser injusto chamar esse disco de “metal”, pois a energia que geralmente encontramos infundida no gênero é quase que completamente sacrificada por um tipo de som muito mais introspectivo. Embora exista sim uma ou duas seções ao longo do disco em que há um uso mais explosivo de batidas e gritos efusivos de Neige, o disco depende mesmo é de sua suavidade e beleza tranquila. É nítido o fato de que o foco principal da música está nas belas texturas do trabalho de guitarra e em um vocal limpo, que até pode soar um pouco frágil para alguns, mas funciona extremamente bem com o clima emocionalmente vulnerável da música.  

A primeira metade do disco tem o domínio da faixa título e que é dividida em duas partes, constituindo o componente mais pesado e sombrio de Écailles De Lune, mantendo assim uma clara distinção para o restante do álbum. Considero os momentos mais bonitos do disco aqueles em que Neige leva as coisas ao seu estado mais suave e bonito. Mesmo que o idioma seja o francês e de difícil compreensão, as faixas possuem uma ressonância muito poética e combinam muito bem com a natureza etérea do álbum. A qualidade do som encontrada no disco é muito boa do começo ao fim, mas dentre todos os instrumentos, em alguns momentos me peguei prestando atenção no baixo, com os seus tons suaves e que é mixado na frente dos demais instrumentos em várias ocasiões, impulsionando assim a progressão rítmica de uma maneira muito suave.  

O álbum mante um som geralmente sombrio e melancólico o tempo todo, tendo como a única exceção a faixa estranhamente alegre, “Solar Song”, sendo esse também o único momento do disco em que algo parece fora do lugar. Exceto isso, Écailles De Lune é realmente um disco excelente, além de incrivelmente comovente e bonito. Ainda que a natureza taciturna das músicas possa o desgastar às vezes, não tem como negar que Neige é um personagem talentosíssimo e distinto da cena pós-metal.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaOceansize - Everyone Into Position (2005)

    18/06/2020

  • Image

    ResenhaCaravan - For Girls Who Grow Plump In The Night (1973)

    02/04/2018

  • Image

    ResenhaJan Dukes De Grey - Mice And Rats In The Loft (1971)

    26/10/2017

  • Image

    ResenhaDream Theater - Awake (1994)

    03/10/2017

  • Image

    ResenhaHarmonium - Si On Avait Besoin D'Une Cinquième Saison (1975)

    14/10/2017

  • Image

    ResenhaArlekin - Disguise Serenades (2014)

    03/11/2021

  • Image

    ResenhaNeal Morse - ? (2005)

    10/04/2021

  • Image

    ResenhaQueen - Hot Space (1982)

    06/03/2018

  • Image

    ResenhaCollegium Musicum - Konvergencie (1971)

    04/07/2018

  • Image

    ResenhaNeal Morse - Momentum (2012)

    19/01/2019

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

Écailles De Lune

Álbum disponível na discografia de: Alcest

Ano: 2010

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Écailles De Lune



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.