Resenha

Wake The Sleeper

Álbum de Uriah Heep

2008

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

26/07/2021



Hard, heavy e até prog: é o Uriah Heep trazendo o antigo com uma nova visão

Dez anos se passaram desde "Sonic Origami". Com a saída do saudoso e talentoso baterista Lee Kerslake por problemas de saúde em 2007, a banda fechou uma parceria com o notável Russell Gilbrook. E assim foi o fim da formação mais duradoura do Uriah Heep.

O talento de Gilbrook se sobressai logo nos primeiros acordes do disco, já que "Wake the Sleeper", faixa de abertura, traz uma pancada, com a banda flertando com o heavy metal e fazendo bonito. Ela serve meio que de introdução para a eletrizante "Overload", meio Rush do início dos anos 80. Sim, aquele prog que, se não traz alternâncias e progressões dentro de uma única faixa, faz isso no decorrer do álbum, o que me agrada e também aos fãs de canções mais diretas. "Tears of the World" segue a mesma linha e mantém a energia lá em cima.
Com a maioria das canções aqui compostas por Mick Box e Phil Lanzon, "Wake The Sleeper" é positivamente um disco mais compacto que seu antecessor. Aliás, estes dois senhores brilham constantemente em seus instrumentos. Destaque também para Bernie Shaw, que mostra a habilidade em se adaptar dentro de qualquer proposta musical da banda. "Light of a Thousand Stars" é mais comercial, digamos assim, focando na melodia. "Heaven's Rain" segue o mesmo caminho, mas não com o mesmo brilho. "Book of Lies" eleva novamente os ânimos com uma boa levada de bateria e guitarra, acompanhada de uma bela ponte para o refrão. É engraçado quando a faixa mais longa do disco é uma balada, como no caso de "What Kind of God". Uma música que possui uma bela melodia, mas não me empolga tanto, embora a letra tenha uma mensagem interessante, inspirada no livro "Bury My Heart at Wounded Knee" sobre uma batalha das guerras indígenas nos Estados Unidos conhecida como o "Massacre de Wounded Knee". Se você chegou a ficar com saudade da energia do início do álbum, tranquilize-se, pois "Ghost of the Ocean" é uma pancada, trazendo as guitarras novamente na dianteira e um belo refrão. "Angels Walk with You" é composta por Trevor Bolder e traz uma essência interessante do passado da banda, uma faixa mais cadenciada, com melodia densa e bons riffs de guitarra. E fechando os trabalhos temos duas boas faixas: "Shadow", com bom refrão, e "War Child", com excelente pegada e novamente os teclados de Lanzon fazendo a diferença. Um belo hard.

Certamente o Uriah Heep não veio apenas bater cartão com "Wake The Sleeper". O disco é mais enérgico e pesado que "Sonic Origami" e mostra que a banda merece o status que tem. Vale também destacar o ótimo trabalho do produtor Mike Paxman, que viria a produzir mais alguns trabalhos com a banda pouco depois.

Após ouvir "Wake The Sleeper", senti uma boa energia através dos falantes e cheguei a imaginar como soaria hoje aquele Uriah Heep da formação clássica. E acho que seria bem próximo disso.

Tracklist:
Wake The Sleeper	3:34
Overload	5:59
Tears Of The World	4:46
Light Of A Thousand Stars	3:58
Heaven's Pain	4:17
Book Of Lies	4:06
What Kind Of God	6:37
Ghost Of The Ocean	3:22
Angels Walk With You	5:24
Shadow	3:35
War Child	5:07

Banda:
Mick Box – guitars, vocals
Trevor Bolder – bass, vocals
Phil Lanzon – keyboards, vocals
Bernie Shaw – lead vocals
Russell Gilbrook – drums, vocals


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaUriah Heep - Raging Silence (1989)

    06/06/2021

  • Image

    ResenhaUriah Heep - Innocent Victim (1977)

    20/11/2020

  • Image

    ResenhaPattern-Seeking Animals - Pattern-Seeking Animals (2019)

    16/08/2019

  • Image

    ResenhaKino - Radio Voltaire (2018)

    17/05/2018

  • Image

    ResenhaBlack Country Communion - Black Country Communion (2010)

    17/04/2020

  • Image

    Resenha3 - To The Power Of Three (1988)

    06/02/2019

  • Image

    DivulgaçãoBanda brasileira que mescla coral de vozes com Heavy Metal fecha parceria com a Foggy Filmes para produzir o videoclipe do seu próximo lançamento!

    07/05/2019

  • Image

    ResenhaNeal Morse - Sola Gratia (2020)

    22/12/2020

  • Image

    ResenhaRainbow - Bent Out Of Shape (1983)

    01/09/2020

  • Image

    ResenhaThe Beatles - Beatles For Sale (1964)

    30/12/2018

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

Wake The Sleeper

Álbum disponível na discografia de: Uriah Heep

Ano: 2008

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,17 - 3 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Wake The Sleeper



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.