Tributo mediano
O Saxon mantem uma frequência de ótimos lançamentos, garanto não serem a descoberta da roda, (a maioria na verdade) só que mantém-os na lista dos gigantes. Com este, os ingleses resolveram homenagear seus ídolos em um set list impecável e a execução ou solução, nem tanto. Quando um grupo com anos de estrada resolve encarar tal aventura, os arranjos podem e devem fugir da rotina para escapar da sensação : quero grana fácil. Ok, a essa altura o Saxon tem direito de fazer o que lhe der na telha. De cara sou obrigado a dizer que a ilustração sem cores é bem ruim, e a tarefa de comparar faixas torna-se tentação ou melhor dizendo, obrigação !. Vamos pelo exemplo da abertura com Paint It Black dos Rolling Stones, diria que ... hum, é razoável e mais acelerada, mas, perde-se sem impor a malandragem que só cabiam aos Stones. Outro ato corajoso de Biff Byford foi abraçar Immigrant Song, e haja coragem!. Se a tarefa fosse nos tempos de sua voz impecável ainda seria loteria, em pleno 2021 e mesmo com todos os efeitos de estúdio para driblar os ouvintes, a voz não casa e algo paira no ar. Justo dizer que qualquer um ficaria na mesma saia justa. Evil Woman a qual a maioria pensa ser do Black Sabbath, na verdade são dos americanos Crow. Dessa forma tenderam mais para o quarteto de Birmingham, deixando de lado o naipe de metais e outros aditivos da original. De qualquer forma o solo de guitarra consegue um feito interessante, assim como o baixo bailando boas notas mesmo com timbre artificial. Com Speed King (Deep Purple) o lance fica interessante e visceral. No lugar dos teclados são despejados solos primorosos e a pancadaria come solta. Hold Line (Toto) tem seu começo AC/DC em um riff trambiqueiro por sinal, tentando substituir o piano. O contratempo é "tirar" um pouco o peso e deixar a canção magra mesmo com duas guitarras e torna-la suja ao tempo que plastificada. Olha, entendo o Saxon na tentativa de não fazer igual, isso é mérito deles, porem, tenho que ser sincero ao dizer que não gostei. Voltando a citar o AC/DC, pois agora é o próprio, reconheço a ótima escolha ao pegar um dos sons mais legais dos australianos em um de seus melhores discos. Concerne mais a praia do Saxon e é diversão pura. Bomber (Motorhead) não complica a vida deles, até pela amizade de longa data e boas recordações. O que falta mesmo é o rickenbacker do saudoso Lemmy para fazer o assoalho tremer. Bom, é isso, faltaram algumas trilhas dissecadas, como Stone Free (Jimi Hendrix), Paperback Writer (The Beatles) e The Rocker do Thin Lizzy. De toda forma creio que dá para o ouvinte ter um parecer do que irá encontrar. Não é um trabalho ruim, apenas mediano. Acredito que a intenção não seja caçar níquel, até porque a carga de lançamentos dos ingleses são constantes, ao contrário dos "concorrentes" Iron Maiden e Metallica, a toda hora soltando um live para que o dinheiro suado do fã escorra pelo ralo.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Marcel Dio

Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/03/2018
"Sou um amante da música, seja em qualquer estilo, rock, blues, jazz ou pop."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Marcel Dio
Sobre o álbum

Inspirations
Álbum disponível na discografia de: Saxon
Ano: 2021
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 3,67 - 3 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Veja mais opiniões sobre Inspirations:
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar