
Resenha
Puro Êstase
Álbum de Barão Vermelho
1998
CD/LP
Por: Marcel Dio
Colaborador Sênior
04/07/2021
Error 404, o Barão sumiu!
Barão Vermelho vinha de um disco de cover denominado Álbum (1996), trabalho fraco ao qual estragou algumas faixas sem a menor parcimônia, que aos fãs servem somente como completismo de coleção. O arcabouço do que outrora foi blues rock de respeito perdeu-se em bases de drum'n'bass. Para piorar apareceram com Puro Êxtase, numa sacada mais para virar clip de MTV do que fazer rock ou algo descente. A mudança chegou com batidas pop eletrônicas e letras idiotas, insustentáveis aos ouvidos até dos fãs, como a primeira canção chamada "Iceberg". Parafraseando, digamos que o Barão veio com seu avião vermelho e decolou no Iceberg, afundando quando esse derreteu. A faixa título rendeu bons frutos com a vinculação forçada na MTV, frutos no sentido marketing, pois ninguém aguentava aquela mescla de Paralamas do Sucesso e Jota Quest na voz de Frejat, salvo engano até os músicos desaprovaram o novo horizonte. Não contente, a sequencia com a horrorosa "Por Voce" lacrou a raiva de todos. Uma letra romântica cafona em casamento com um instrumental tão chato quanto e arranjos de cordas em meio ao destempero eletrônico. "Presente Ordinário" faria todo sentido se alguém presentear algum amigo ou parente com esse disco. Pulando as patéticas "Cena de Cinema" e a balada "Quando Você não esta por Perto", cujo o único mérito é ter o instrumental mais orgânico. Quando citei o Jota Quest em algumas dessas linhas, posso repetir a dose com "Vou Correndo até Você". Impressiona como estavam ligados no estilo que não combina nem um pouco com a voz de Frejat. Em "O Sono Vem" conseguimos averiguar o quanto Frejat derrapa como compositor, em letras sem um pingo de profundidade. O sono vem a galope com toda sua poesia de adolescente apaixonado, que não faz sombra a quem um dia teve o ácido e visionário Cazuza como parceiro na arte da escrita. Para fechar o registro enferrujado, terminamos com "No Topo do Mundo" e "Estranho Exemplo". Sem duvida esse é um dos piores exemplos de que não só o direcionamento musical é ruim, tudo bem que bandas tentam mudar seus rumos. Nesse formato não deu certo, e as letras miseravelmente pobres de Frejat deram uma força enorme para que essa kombi de breguice capotasse numa curva de serra. Desculpem, mas nem perdi tempo em saber se a culpa é só dele, teve um cover ou algum infeliz como parceiro. Ops, esqueci da descaracterizada Cena de Cinema, que já era ruim com Lobão. Se as dez canções fossem passageiros após o acidente da kombi colorida, duas sobreviveriam com sequelas e oito morreriam no local ou tempo espaço da música.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Marcel Dio

Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/03/2018
"Sou um amante da música, seja em qualquer estilo, rock, blues, jazz ou pop."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Marcel Dio
Sobre o álbum

Puro Êstase
Álbum disponível na discografia de: Barão Vermelho
Ano: 1998
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 2 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar