Resenha

Azimüth

Álbum de Azymuth

1975

CD/LP

Por: Marcel Dio

Colaborador Sênior

02/07/2021



Afinal, que som é esse?

Podemos dizer que essa é a estreia real de Azymuth, embora tenham dois discos anteriores em conjunto com Marcos Valle, mas não creditados com o nome. Ambos não obtiveram sucesso, apesar da boa qualidade.
A partir desse, Azymuth encarnou a miscelânea samba, jazz e rock progressivo, escapando de quase tudo feito a seu tempo e ainda hoje reconhecida como banda inimitável. 
Os sons encontrados nesse álbum são bem variados, alguns lentos e reconhecidos pelas rádios como Linha do Horizonte, canção onde as camadas de teclados chamam a responsabilidade igualmente com a melodia da voz. Música tão importante que o álbum "sem nome" ficou apelidado por ela ou como queiram, o nome "Azimuth" apenas com o I e trema no U. 

Melô dos Dois Bicudos foge do desenho feito em Linha do Horizonte e parte para o samba com os teclados fazendo notas que se encaixam impensavelmente. Consagrando um suingue ímpar que pode ser relacionado ao holandês Focus, porem, com o elemento regional do samba. A letra somente repete o nome, então fica como acréscimo cabível a proposta. 
Brazil especula o samba bossa de forma espacial e calmante, uma pequena aula da genialidade de José Roberto Bertrami, como preludio para Faça de Conta, até pela harmonia similar. A segunda com vocais e letras bem interessantes. Letra para dar um chute aos problemas corriqueiros, e no instrumental um duelo magnifico de baixo vs teclados. Gostosa de ouvir, flutuante e iluminatória como o sol. Apontando o porquê de a banda ter muito sucesso quando saiu nos anos oitenta para os EUA. 

Caça a Raposa segue a caça do jazz e rock progressivo com pontuações incríveis de contrabaixo e a genialidade de Ivan Conti "Mamão", na modesta opinião desse que escreve, o melhor baterista do Brasil. 
Quando se fala em Mamão, não é só técnica, é saber tocar bateria como poucos, ter a música nas veias e bom gosto na aplicação de levadas. 

Estrada dos Deuses é auto esclarecedora, te leva pra lá mesmo,  impossível ficar baixo astral e não sentir o céu conforme roda em nossos ouvidos. 

Esperando Minha Vez acelera com pegada mais rock, só que de um modo complexo de explicar. Os violões seguem na batida perspicaz com os graves de suporte. Mamão outra vez patenteia sua categoria nas baquetas, juntando um pouco de Jorge Ben e baião. Só por ela a compra desse disco já valeria cada centavo.
Ainda temos Montreal City, Manhã e Periscópio - a última como um ensaio ou ideias que foram apresentadas de ultima hora, ótima por sinal, ambas seguindo em paralelo ou depois, os passos trilhados por Eumir Deodato. 

Comentar sobre Azymuth é acabar com a síndrome de vira latas em relação a música brasileira, esfregar na cara dos que pagam pau aos gringos sem conhecer sua própria fonte.
Sobre o título misterioso, esclareço que Azymuth assim como meia dúzias de bandas surgidas nesse pequeno planeta, não precisa ser enquadrado a nada, basta ser ouvido e apreciado.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Marcel Dio

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/03/2018

"Sou um amante da música, seja em qualquer estilo, rock, blues, jazz ou pop."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaOs Paralamas Do Sucesso - Selvagem? (1986)

    10/05/2020

  • Image

    ResenhaRaul Seixas - Carimbador Maluco (1983)

    05/07/2018

  • Image

    ResenhaYes - 90125 (1983)

    26/03/2018

  • Image

    ResenhaRush - Exit...Stage Left (1981)

    19/06/2021

  • Image

    ResenhaLiving Death - Vengeance Of Hell (1984)

    27/06/2020

  • Image

    ResenhaDuran Duran - Future Past (2021)

    24/10/2021

  • Image

    DivulgaçãoNovo vídeo de Stone Age A.D. "Akhenaton". Confiram!.

    13/11/2019

  • Image

    ResenhaThe Sweet - Sweet Fanny Adams (1974)

    16/10/2020

  • Image

    ArtigoRanking - Discografia do Black Sabbath

    18/11/2020

  • Image

    ResenhaDetonautas Roque Clube - Álbum Laranja (2021)

    03/09/2021

Visitar a página completa de Marcel Dio



Sobre o álbum

Azimüth

Álbum disponível na discografia de: Azymuth

Ano: 1975

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Azimüth



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.