Resenha

Edge Of Thorns

Álbum de Savatage

1993

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

29/06/2021



Novos planos para o Savatage

Sofrendo desgaste nas cordas vocais e interessado em trabalhar com projetos paralelos, "Edge Of Thorns" foi concebido sem a presença de Jon Oliva como vocalista e membro da banda, embora o músico tenha contribuído consideravelmente nas composições e gravações. Vamos falar um pouco sobre ele.

O queridinho dos fãs brasileiros, Zachary Stevens, foi escolhido pelo próprio Jon Oliva. O vocalista veio da banda Wicked Witch e foi descoberto por Paul O'Neill, contando obviamente com o apoio do guitarrista Criss Oliva, e o encaixe foi imediato. O Savatage explodiu ainda mais em popularidade, já que Zak trafegava entre os drives de Jon Oliva e um timbre vocal extremamente acessível. Ou seja, fez com que o som da banda soasse ainda mais polido. E é claro que os fãs da fase metal não gostaram. Eu sou fã de Zak, mas consigo compreender muito bem estes fãs, já que considero Jon um dos maiores vocalistas do metal.

"Edge of Thorns" traz, logo em sua faixa homônima de abertura, um clássico. A música é favorita da maioria dos fãs e o riff de piano é perfeito, inesquecível e a faixa é pesada e melódica, bem hard. De cara nota-se que a produção favoreceu muito a guitarra de Criss, com muito peso e dentro da reverberação épica que virou característica da banda pouco antes deste lançamento. "He Carves His Stone" é outro ponto alto, com Zak mirando mais as linhas de Jon Oliva e fazendo bonito, embora seja praticamente impossível para ele cantá-la hoje em dia. A faixa é uma das melhores da carreira da banda, começando densa e quebrando tudo no final.
Vou dar continuidade em um novo parágrafo para dizer o motivo do qual não considero "Edge Of Thorns" um clássico ou tão bom quanto os seus antecessores. "Lights Out", "Skraggy's Tomb", "Follow Me", "Conversation Piece" e "Damien" são faixas excelentes. Melódicas, bem estruturadas e executadas de maneira exímia, principalmente por Criss. Mas, quando agrupadas em uma audição completa, acabam cansando um pouco o ouvinte. Parece massivo e não consigo compreender exatamente o que acontece, mas é o que penso. No meio delas temos "Degrees of Sanity", mais densa e cadenciada, e "Miles Away", um hard excelente, e ambas mudam um pouco o clima e conseguem manter o interesse do ouvinte, contribuindo positivamente. Adoro o clima que a instrumental "Labyrinths" traz. Já "Exit Music" acabou ficando um pouco longa e quase força o ouvinte a mudar de faixa. Por fim, "All That I Bleed" é simplesmente magnífica, uma das maiores baladas da banda e ficou perfeita na voz de Zak. Adoro a melodia de "Sleep", faixa acústica que fecha o álbum, mas para mim acabou soando um pouco desconexa do restante do material.
Algumas versões vieram com as bônus "Forever After" e "Shotgun Innocence", boas canções e dentro da sonoridade das faixas principais, mas sem o mesmo brilho. Elas estão também no CD 2 da compilação "From the Gutter to the Stage", com "This is Where You Should Be" e "D.T. Jesus" - uma versão alternativa de "Jesus Saves" -, de alguns anos atrás e com Oliva nos vocais.

"Edge Of Thorns" pode não ser tão clássico quanto os três discos antecessores, mas está longe, mas muito longe de ser um disco ruim. Criss Oliva está mais uma vez brilhante, Zak faz bem o seu papel e o restante da banda novamente não decepciona. Os gritos de Jon Oliva também fazem falta, principalmente para quem ouve a discografia da banda hoje de maneira cronológica.

E os novos planos do Savatage não deram certo. Poucos meses após o lançamento do álbum, Criss Oliva morreu tragicamente em um acidente, fazendo com que Jon Oliva retornasse à liderança do grupo para manter seu legado. A banda seguiria em evidência, mas esta fatalidade jamais seria superada.
 
Tracklist:

Edge Of Thorns	5:54
He Carves His Stone	4:14
Lights Out	3:10
Skraggy's Tomb	4:22
Labyrinths	1:29
Follow Me	5:08
Exit Music	3:05
Degrees Of Sanity	4:36
Conversation Piece	4:10
All That I Bleed	4:41
Damien	3:53
Miles Away	5:06
Sleep	3:52

Banda:

Zachary Stevens – lead vocals
Criss Oliva – guitars, co-producer
Johnny Lee Middleton – bass
Steve "Doc" Wacholz – drums (electronic drums, studio only)

Jon Oliva – piano, keyboards, drums on tracks "He Carves His Stone" and "Degrees of Sanity" (studio only),[1] co-producer
Andy James – drums (touring member only)
Wes Garren – rhythm guitar and keyboards (touring member only)


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaThank You Scientist - Maps Of Non-Existent Places (2012)

    24/07/2017

  • Image

    ResenhaPhil Collins - Face Value (1981)

    14/08/2017

  • Image

    ResenhaRoyal Hunt - Paradox (1997)

    12/03/2018

  • Image

    ResenhaWhitesnake - Good To Be Bad (2008)

    14/09/2020

  • Image

    ResenhaPaul McCartney - Tug Of War (1982)

    20/03/2018

  • Image

    EntrevistaJeff Scott Soto

    27/03/2018

  • Image

    ResenhaScorpions - Face The Heat (1993)

    14/06/2019

  • Image

    ResenhaSimon and Garfunkel - Sounds of Silence (1966)

    08/11/2021

  • Image

    ResenhaJohn Lennon - Plastic Ono Band (1970)

    10/01/2018

  • Image

    ResenhaDeep Purple - Bananas (2003)

    26/06/2020

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

Edge Of Thorns

Álbum disponível na discografia de: Savatage

Ano: 1993

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,27 - 11 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Edge Of Thorns



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.