Resenha

Le Trésor De Valliesres

Álbum de Versailles

1994

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Especialista

28/06/2021



Boa musicalidade, composições bem acabadas, complexas e mesmo assim acessíveis

No ano de 1994, com o renascimento do rock progressivo se espalhando por toda a Europa, os franceses da banda Versailles não queriam ficar de fora de foco, lançando assim o seu disco mais bem acabado. Em um disco que já chama atenção pela sua capa cômica e ao mesmo tempo horrenda, a música certamente está entre as melhores feitas no progressivo francês durante a década de noventa. Um som sinfônico com leves toques de jazz, folk e um rock mais tradicional. Os arranjos são muito elegantes e com fortes influências em seus compatriotas 70’s Ange e Atoll, a guitarra brilha em vários momentos e as partes de teclados costumam ser magníficas com alguns ótimos toques clássicos executados em camadas. Os vocais principais também merecem menção, assim como as linhas de baixo sólidas e bombásticas.  

Não é daqueles álbuns em que somente a primeira audição será o suficiente para captar tudo o que acontece nele. Quanto mais escutamos esse disco, mais percebemos a obsessão desses caras em soar como as bandas dos anos setenta, mas também adicionando o seu tempero contemporâneo no som. Costumo dizer que se esse disco tivesse sido lançado uns vinte anos antes, certamente poderia figurar bem posicionado entre as maiores maravilhas do progressivo francês da era mais clássica do gênero.  

O rock progressivo tocado pela banda em muitos momentos é poderoso, cheio de nuances e com alguns vocais dramáticos e teatrais. Comparado ao primeiro disco que lançaram, esse fica bastante evidente que eles adquiriram uma grande maturidade técnica e melódica, misturando seus trabalhos de canto, teclados e guitarras em um tom bastante parecido com o apresentado pela Ange em sua fase mais inicial.  

Toda a base do que é encontrado no disco é isso que falei mais acima, mas uma faixa sem dúvida merece uma menção especial, o épico de mais de vinte minutos, “Une Saint Barthélémy Dévote”. Uma peça magnífica já em sua introdução e que faz alusão a alguns dos momentos mais sombrios da história francesa, o Massacre da Noite de São Bartolomeu. Extremamente inspirada, os teclados são grandiosos, refrãos hipnóticos, arranjos vocais muito sólidos e trabalhos de guitarras fabulosos. Além das já citadas Atoll e Ange, é possível notar uma boa influência floydiana aqui. Brilhantemente sinfônica e espacial, também possui ótimas letras em um coquetel colorido de notas que se abraçam na maior harmonia possível.  

Como nem tudo são flores, não tem como deixar de reclamar da produção, que até funciona bem em momentos onde alguns instrumentos estão “descansando”, mas peca nas vezes em que todos tocam ao mesmo tempo. A clareza acaba sendo um pouco prejudicada nesses pontos de música mais enérgica. De qualquer forma, apesar de não ser um disco muito fácil de ouvir, necessitando de umas três ou quatro audições para entendê-lo bem, o considero uma boa indicação a qualquer admirador rock progressivo sinfônico.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaMarillion - Misplaced Childhood (1985)

    11/11/2017

  • Image

    ResenhaRick Wakeman - The Red Planet (2020)

    18/03/2021

  • Image

    ResenhaChicago - Chicago VII (1974)

    10/07/2020

  • Image

    ResenhaSteve Hackett - Wild Orchids (2006)

    22/07/2019

  • Image

    ResenhaNautilus - 20 000 Miles Under The Sea (1978)

    07/01/2021

  • Image

    ResenhaPorcupine Tree - In Absentia (2002)

    15/03/2020

  • Image

    ResenhaCiccada - A Child In The Mirror (2010)

    29/04/2021

  • Image

    ResenhaRick Wakeman - Rick Wkeman & Adam Wakeman - Romance Of The Victorian Age (1995)

    17/01/2021

  • Image

    ResenhaSteve Howe - Beginnings (1975)

    28/07/2020

  • Image

    ResenhaLa Maschera di Cera - Le Porte Del Domani (2013)

    06/04/2020

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

Le Trésor De Valliesres

Álbum disponível na discografia de: Versailles

Ano: 1994

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Le Trésor De Valliesres



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.