Resenha

The Dance Of Life

Álbum de Narada Michael Walden

1979

CD/LP

Por: Marcel Dio

Colaborador Sênior

20/06/2021



Narada: o eclético

Narada Michael Walden começou com bandas que não tinham nada a ver com a avaliação dessa resenha. Colaborou em tantos projetos que sobraria pouco espaço na pagina se fossem citados. Dentre os músicos mais famosos trabalhou com Chick Corea, Jeff Beck, Allan Holdsworth e Alphonso Johnson. Também no inicio de  carreira com a Mahavishnu Orchestra, participando em três discos. Atualmente faz parte do Journey. 
O baterista também tem uma carreira solo muito fértil, antes de The Dance of Life fez três discos interessantes, o primeiro direcionado mais ao jazz rock, o segundo mesclando estilos recheados de suingue soul. E Awakening, esse, já vinculado a disco music. 

Para The Dance of Life as coisas ficaram mais claras e surgiram pelo menos dois sucessos de peso. Dessa forma os dois álbuns consequentes também valem uma olhadela, caem em qualidade diante dos primeiros, embora de forma branda. O restante não acompanhei, até pela falta de tempo para ouvir tudo. 
Ocorre que mesmo criando um produto digno de nota, Narada ainda ficou ofuscado pelos medalhões da era disco. Como o estilo não durou tanto, seguiu o barco e continuou sendo chamado a vários projetos enquanto articulava a carreira.

You're Soo Good foi boa escolha para abertura. Dançante e com um vocal feminino que o ajudava bastante enquanto cumpria a complicada tarefa de tocar bateria e cantar.

I Shoulda Loved Ya foi a vitrine. Uma senhora canção que faz o ouvinte sentir leveza ou alegria, pois tudo resulta no melhor que a disco music produziu, ou seja, vocais precisos, bateria na batida perfeita e uma linha de baixo que se não é patrimônio de uma época, não fica distante. A parada só com palmas e contrabaixo desfilando grooves, chega ao épico. 

Lovin' You Madly é desconhecida da maioria, entretanto não fica aquém. Narada divide um pouco os vocais e acerta novamente, um chamativo as pistas. 

Crazy for Ya tem ingredientes de jazz e volta as origens não tão longínquas do baterista. Como média balada seu intento é passar o bom gosto na aplicação da harmonia. 

Impensável não voltar a comentar sobre o contrabaixo de T.M. Stevens, e não classificar Tonight I'm Alright como irmã de I Shoulda Loved Ya em sucesso e melodia para agitar. 

Agora sim uma balada açucarada com Why Did You Turn Me On, ao que muitos deixaram de escanteio. Serve para provar que Narada Michael Walden é um grande cantor, já que os instrumentos em tom mais sutis dão tônica a sua voz. 

Carry On tem um lance mais moderno e anos 80, a real dimensão que os curiosos vão ouvir em seus trabalhos seguintes. 

Dance of Life termina sobre outro conceito, deslocado e atmosférico em seu inicio, com solos assombrosos similares aos de seu debut. Os teclados lembram vagamente o inicio de First Light do Camel. 
Diante de tanto ecletismo, o baterista é exemplo de como usar música de elegância e não ter preconceitos de estilos, desde que o filtro do melhor de cada mundo esteja em suas mãos. Um artista de múltiplas visões e talento ímpar.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Marcel Dio

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/03/2018

"Sou um amante da música, seja em qualquer estilo, rock, blues, jazz ou pop."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaGentle Giant - The Power And The glory (1974)

    18/09/2018

  • Image

    ResenhaClannad - Macalla (1985)

    22/05/2019

  • Image

    ResenhaWitchwood - Litanies From The Woods (2015)

    30/03/2020

  • Image

    ResenhaFrank Marino - What's Next (1980)

    29/10/2020

  • Image

    ResenhaTony Iommi - Iommi (2000)

    21/09/2019

  • Image

    ResenhaBlack Sabbath - Tyr (1990)

    12/05/2018

  • Image

    ResenhaIron Maiden - Virtual XI (1998)

    30/06/2018

  • Image

    ResenhaMorphine - Cure For Pain (1993)

    10/07/2018

  • Image

    ResenhaTestament - Titans Of Creation (2020)

    22/07/2020

  • Image

    ResenhaJoe Perry - Sweetzerland Manifesto (2018)

    21/12/2019

Visitar a página completa de Marcel Dio



Sobre o álbum

The Dance Of Life

Álbum disponível na discografia de: Narada Michael Walden

Ano: 1979

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de The Dance Of Life



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.