Resenha

The Ghosts Of Pripyat

Álbum de Steve Rothery

2014

CD/LP

Por: Márcio Chagas

Colaborador Sênior

19/06/2021



O primeiro voo solo de Steve Rothery

Um dos fundadores do Marillion, Steve Rothery se firmou como um dos grandes nomes do rock progressivo e um dos precursores do neo prog. Seu estilo de tocar é muito característico, criando estruturas altamente melódicas tanto nas bases como nos solos. O guitarrista é meticuloso na escolha de seu vibrato e timbres, criando melodias altamente emocionais, em uma perfeita junção entre David Gilmour (Pink Floyd) e Steve Hackett (Genesis).

Apesar de ser considerado um dos grandes nomes do instrumento e ter participado de alguns projetos fora de seu grupo principal, Rothery nunca havia efetivamente iniciado uma carreira solo. A oportunidade surgiu em 2013, quando foi convidado a tocar no festival internacional de guitarra em Plovdiv na Bulgária. O músico se juntou ao seu amigo, o também guitarrista Dave Foster do grupo Mr. So & So e começou a escrever uma série de composições apara a apresentação que posteriormente entrariam no disco.

Foi então que Rothery teve a ideia de lançar um Crowndfunding para financiar o que viria a ser seu primeiro disco solo. Assim nasceu “The Ghosts of Pripyat”, um álbum totalmente instrumental orientado pela guitarra e com excelentes canções.

Além de Rothery e Foster nas guitarras, participam do disco o tecladista Riccardo Romano, o baixista Yatim Halimi e o baterista Leon Parr, todos com larga experiência no meio musical, além de algumas participações.

As músicas possuem o estilo característico do músico, com passagens líricas e emocionais. “Morpheus” abre o álbum com melodias cativantes e líricas, com a participação de Steve Hackett. É muito interessante ver as duas lendas conversando por meio de seus instrumentos; “Kendris”, tem uma atmosfera oriental perfeita para Rothery se destacar, onde o tecladista Romano cria belas atmosferas que ajudam na concepção do tema;

“Old Man of the Sea” é a suíte do álbum com mais de 11 minutos e tem o mérito de apresentar três dos maiores nomes da guitarra progressiva de diferente gerações: O líder Rothery que surgiu nos anos 80, Steve Hackett que fez sucesso com o Genesis na década de 70 e Steve Wilson, Lider do Porcupine Tree que se despontou no cenário prog nos anos 90. Na segunda metade da canção, cada uma deles nos brinda com um solo maravilhoso;

“White Pass” soa mais soturna e cadenciada; Enquanto “Yesterday´s Hero” se mostra  agradável e complacente;

“Summer´s End” começa de maneira descontraída e compassada, mas vai crescendo a partir da segunda metade, onde apresenta um solo dinâmico e de certo modo, pesado, com um belíssimo acompanhamento de hammond; A faixa título encerra o disco, apresentando Rothery no violão de aço na primeira parte, criando uma atmosfera melancólica antes da quebra de andamento, com a banda criando um suporte mais pesado e elegante ao tema até a entrada da guitarra;

O grande mérito de “The Ghosts of Pripyat” é apresentar o estilo característico de Rothery sobre uma nova ótica musical, porém dentro do estilo progressivo que o consagrou. Indicado para quem gosta de uma guitarra melódica e passional como Pink Floyd, Camel e similares.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Márcio Chagas

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/04/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaVirgil Donati - Ruination (2019)

    09/11/2019

  • Image

    ResenhaChick Corea - Three Quartets (1981)

    20/02/2021

  • Image

    ResenhaCamel - Rain Dances (1977)

    27/07/2018

  • Image

    ResenhaJoe Satriani - Surfing With The Alien (1987)

    27/03/2020

  • Image

    ResenhaStanley Jordan - Magic Touch (1985)

    15/05/2021

  • Image

    ArtigoR. I. P. Neil Peart (12/09/1952 – 07/01/2020) - A lenda do Rush se vai e deixa uma obra consistente e inigualável

    10/01/2020

  • Image

    ResenhaDixie Dregs - Unsung Heroes (1981)

    10/10/2020

  • Image

    ResenhaTommy Bolin - Teaser (1975)

    31/05/2020

  • Image

    ResenhaSteve Hackett - Highly Strung (1983)

    12/12/2021

  • Image

    ResenhaPink Floyd - Animals (1977)

    25/10/2018

Visitar a página completa de Márcio Chagas



Sobre o álbum

The Ghosts Of Pripyat

Álbum disponível na discografia de: Steve Rothery

Ano: 2014

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de The Ghosts Of Pripyat



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.