Resenha

A Kind Of Magic

Álbum de Queen

1986

CD/LP

Por: Fábio Arthur

Colaborador Especialista

19/06/2021



A rainha tentando voltar ao trono

Um dos maiores momentos que me recordo, seria ver o Queen em Wembley Stadium - já desativado - em época, no ano de 1986, última aparição pública em turnê do grupo inglês. No cast, como openning, nada menos que The Rolling Stones. Algo surreal, dois grupos mega gigantes em mesmo concerto. 

Mas, se o show era algo delicioso, o disco de trabalho nem tanto assim. Já na época do enjoativo e nada parecido com Queen, "The Works", a coisa andava meio fora de eixo, e aqui então, o grupo tentou voltar com toda a força; e quase que conseguiu. 

Para os fãs de rádio e jovens de época - incluindo a mim mesmo - era o que conhecíamos e o que as rádios nos davam. O disco veio baseado no tema de um filme, como trilha sonora, Highlander - O Guerreiro Imortal. Filme que aliás tinha elenco muito bom, mas acaba sendo muito datado. 

O disco foi aclamado porque era a volta após o concerto mini do Live Aid, do qual saiu o final apoteótico do filme sobre Freddie lançado dois anos atrás. O álbum vendeu bem? Sim. Logicamente, junte tudo, Live Aid, Queen, fãs novos como eu em 1986, propaganda em massa. Assim, 100 mil cópias e o #1 no Reino Unido. No restante do vasto mundo rocker, também foi bem aceito. 

Vídeos na MTV, na TV aberta, concertos na Europa sendo lançado em VHS e quatro singles nas paradas. O fator AIDS estava dificultando seguir em frente já, pois, após Wembley, Freddie se retirou em um processo de fazer outros discos, mas turnês seriam demais, o que foi acordado entre a banda. 

David Richards produziu a bolacha e a coisa nesse sentido flui bem demais. Ao mesmo tempo, Mercury vinha de um disco solo horrível lançado há pouco tempo, e era necessário uma forte presença do Queen aos holofotes novamente. As faixas são até boas, bem Pop, bem desenhadas musicalmente como sempre, mas sem teor de outrora, logicamente. 

"One Vision" soa bem, forte com guitarras, bateria e voz anunciando algo bem bacana. "Kind of Magic" vem naquele teor de "The Works", sendo uma boa faixa, sim. "Pain Us So Close to Pleasure" vem com swing gostoso, boa no estilo anos 80 e atrai pela voz e sintetizadores. "Friends Will be Friends" motiva e deixa o emocional tomar conta, sendo de fato uma belíssima canção e letra. "Who Wants to Live Forever" tem seu lado emocional, mas enjoa como balada muito lenta quase arrastada. "Gimme the Prize" funciona como Hard pesada e um vocal rasgado de Mercury. 

No fim, nunca me agradou esse disco. Comprei na época, e assim ouvia pulando faixas, o que faço até hoje. Mas não deixo de dizer que é Queen.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Fábio Arthur

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 04/02/2018

"Obtive meu primeiro contato com o Rock, com o grupo KISS no final de 1983, após essa fase, comecei a me interessar por outros grupos, como Iron Maiden, do qual ganhei meu primeiro vinil o "Killers" e enfim, adquiri o gosto por outras bandas, como Pink Floyd, John Coltrane, AC/DC entre outras."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaAerosmith - Draw the Line (1977)

    11/12/2019

  • Image

    ResenhaDavid Gilmour - Live At Pompeii (2017)

    13/01/2021

  • Image

    ResenhaEngenheiros Do Hawaii - Ouça o Que Eu Digo: não Ouça Ninguém (1988)

    13/07/2021

  • Image

    ArtigoPiece of Mind: Aniversário de 38 anos

    16/05/2021

  • Image

    ResenhaBlack Sabbath - Never Say Die! (1978)

    22/10/2020

  • Image

    ArtigoVídeo: O livro inspiração para The Rime of the Ancient Mariner

    08/09/2020

  • Image

    ResenhaIron Maiden - A Real Live One (1993)

    11/05/2021

  • Image

    ResenhaDef Leppard - Adrenalize (1992)

    01/02/2021

  • Image

    ResenhaWhitesnake - Saints & Sinners (1982)

    19/09/2019

  • Image

    ResenhaIron Maiden - The Final Frontier (2010)

    11/01/2019

Visitar a página completa de Fábio Arthur



Sobre o álbum

A Kind Of Magic

Álbum disponível na discografia de: Queen

Ano: 1986

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,14 - 7 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Veja mais opiniões sobre A Kind Of Magic:

  • 25
    out, 2019

    A Mágica coloca o Queen de volta aos holofotes

    User Photo Márcio Chagas

Visitar a página completa de A Kind Of Magic



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.