Resenha

Youthanasia

Álbum de Megadeth

1994

CD/LP

Por: Fábio Arthur

Colaborador Especialista

18/06/2021



Heavy metal inspirado

Um grupo que surpreendeu desde seu segundo álbum adiante, e aqui, não seria diferente. Youthanasia se mostra um elemento entre o bom gosto, amadurecimento musical e uma veia totalmente moderna em sua fase de lançamento. 

Se trata do sexto disco do Megadeth, e sem medo de escrever, é um dos maiores trabalhos da banda. O título veio como uma junção de palavras, entre a forte conotação textual e abrange os termos, youth - juventude, seguido por euthanasia - eutanásia. 

A artwork veio na linha do título de uma das canções do trabalho, a própria Youthtanasia; excelente por sinal. Essa mesma arte citada, foi criada pelo mesmo artista que concebeu The X Factor do Iron Maiden. 

O grupo ficou mais popular com essa obra, que foi lançada em 1994 após o clássico Countdown to Extinction, que também rendeu para o grupo ótimos lugares e números de vendas. 

Mustaine alega que, durante a turnê, houve muita especulação interna na banda, gerando desgastes enormes. Por um lado, aqui o Megadeth era pesado, mais acessível e mais maduro, porém, parte da banda queria voltar às raízes e ter o direito de optar dessa forma, mas Mustaine sendo líder, começou a impor sua forma de encarar o direcionamento por completo. 

Max Norman, ditou, ao lado de Dave Mustaine, a fórmula para poder gerar uma produção compatível com o nível do grupo naquele momento da carreira, algo que deu muito certo, de fato.

Em se tratando da velha crítica, o disco saiu favorável, tirando uns e outros que determinaram que a banda precisava soar como no passado; enfim, sempre acontece esse processo quando se tem um disco novo na praça. 

Na questão faixas, Youthanasia, não peca em nada e sim move o grupo como uma fonte voraz musical e mostra o quanto a banda merece o destaque lhe dado. Reckoning Day abre de forma ampla e digna uma extensão de um Megadeth firme, com riffs e bases ótimas em todo seu segmento. Train of Consequences continua a saga como uma abertura para a interação plena das guitarras Marty/Mustaine. Addicted to Caos, um dos melhores momentos do trabalho, vem com cadencia e elementos essenciais dentro da vertente Heavy. A Tout Le Monde, com uma letra fulminante, de fato, consegue captar um lado mais sombrio e melodioso de Mustaine; a faixa tocou e muito na MTV. Elysian Fields chega como outra favorita do trabalho e em Blood of Heroes a obra deixa o ouvinte arrepiado e surpreso com o tom elevado do material. E assim, o disco não para, mantendo a eficácia até seu apogeu, da-lhe Family Tree e I Thought I Knew It All.

Assim, consegue-se, entender e muito a proposta desse marco musical do grupo. Uma das melhores fases da banda e carrega todo elemento de uma fonte de inspiração centrada e muito além de um Thrash rasgado e sem vida. 

Aqui, o metal remete em qualidade.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Fábio Arthur

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 04/02/2018

"Obtive meu primeiro contato com o Rock, com o grupo KISS no final de 1983, após essa fase, comecei a me interessar por outros grupos, como Iron Maiden, do qual ganhei meu primeiro vinil o "Killers" e enfim, adquiri o gosto por outras bandas, como Pink Floyd, John Coltrane, AC/DC entre outras."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaEngenheiros Do Hawaii - Ouça o Que Eu Digo: não Ouça Ninguém (1988)

    13/07/2021

  • Image

    ResenhaMarduk - Wormwood (2009)

    21/05/2020

  • Image

    ResenhaVulcano - Bloody Vengeance (1986)

    08/06/2020

  • Image

    ResenhaBarão Vermelho - Carne Crua (1994)

    09/06/2021

  • Image

    ResenhaMotorhead - 1916 (1991)

    08/04/2020

  • Image

    ResenhaRush - Grace Under Pressure (1984)

    16/10/2020

  • Image

    ResenhaPink Floyd - Wish You Were Here (1975)

    06/10/2020

  • Image

    ResenhaPink Floyd - Live At Pompeii (The Director's Cut) (2003)

    10/08/2021

  • Image

    ResenhaIron Maiden - Iron Maiden (1980)

    19/09/2018

  • Image

    ResenhaKreator - Endless Pain (1985)

    17/09/2018

Visitar a página completa de Fábio Arthur



Sobre o álbum

Youthanasia

Álbum disponível na discografia de: Megadeth

Ano: 1994

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,33 - 9 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Veja mais opiniões sobre Youthanasia:

  • 12
    ago, 2018

    Grupo se mantém no topo com mais um trabalho clássico!

    User Photo Márcio Chagas

Visitar a página completa de Youthanasia



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.