Resenha

Marathon

Álbum de Santana

1979

CD/LP

Por: Marcel Dio

Colaborador Sênior

18/06/2021



Controverso para muitos? Nem tanto...

É chover no molhado comentar a contribuição artística que Carlos Santana deu a música. São discos e mais discos maravilhosos e fases diversas, ao qual meu preferido entre todos é o Borboleta de 1974.
Marathon também tem seu espaço na prateleira dos preferidos, quando o artista estava na fase de abandonar o lado latino "selvagem" e encarar os fatos ao trombar com a música pop. Não conto isso como venda artística e sim evolução Darwiniana. 

A faixa título abre mais como travessia para Lightning In the Sky. Mas não se engane sobre seu tempo curto, pois é inevitável ouvir os semi-solos do guitarrista e não perceber retorno a seu passado de glórias, ficando um gostinho de quero mais, sentimento de não aproveitamento por completo. 

Lightning In the Sky parte ao suingue com uma letra muito interessante sobre natureza e liberdade. Como sempre Santana brinda o ouvinte com solos magníficos e toda a gama de percussão possível. Engana-se quem ouve as notas iniciais e abandona-a como possível besteira para agradar a gravadora.

Em Aqua Marine mergulhamos no mundo mágico de Santana, em sua parte mais secreta. Aqua Marine não é para ser desvendada na realidade, é para ser sentida na alma. 
São notas de extremo bom gosto expelidas pelo baixo fletless e um teclado de sons cristalinos e assoviáveis que se unem enquanto Santana ainda descansa. Assim, Aqua Marine mantem se linear até a chegada dos links que só a trinca Santana - Zappa e Frank Marino conseguem nesse jogo chamado MÚSICA. 
Os teclados voltam na mesma função citadas acima e tão importantes quanto as guitarras. Sem a menor dúvida o que ouço aqui é deleite aos ouvidos, e você tem obrigação de embarcar nessa.

You Know That I Love You infelizmente contraria as regras do jogo e repete a bula de bandas de rock da época, não atrai. Portanto quando cito teoria do Darvin musical não respondo por You Know That I Love You. O caminho nada glorioso quase se repete em All I Ever Wanted, só que tem reviravoltas e riffs valorosos.

Querem hits? Aqui está um, Stand Up. Encopada e cantada perfeitamente por Alex Ligertwood. O cara perfeito para as obras de Santana.

Pulemos para uma obra de arte do contrabaixo a qual me atrevi a tocar e quase joguei o instrumento janela abaixo. Trata-se de Runnin, peça curta em tamanho e gigante na arte dos graves. David Margen tira das mangas tudo quanto é técnica e aplica-as com refinamento estonteante, daqueles que deixam qualquer baixista com cara de espanto. 

Summer Lady pega o lado comercial e ainda consegue resultados. Ao ponto que Stay (Beside Me) é rica em pianos e incrivelmente indecifrável em termos comparativos. Sai fora da curva e com categoria. 

Pelos riffs mega pesados esperava mais de Hard Times, cujo os bons momentos residem em sua introdução e ação sempre astuta da bateria e percussão e acertados solos em seu intermédio. O refrão enfraquece o todo. 

Marathon é diversificado, gostoso de ouvir justamente por não seguir uma linha fixa, ora um solo de baixo, guitarras que dariam um workshop de como tocar a fim de atingir a música e não a ostentação de ser um mero fritador. Questão a qual o agente coloca qualquer músico metido da Berklee School em seu porta palhetas.
Sei que é um trabalho muito controverso entre os fãs e não faz frente aos álbuns do começo, entretanto Santana não poderia viver o sonho lisérgico de Woodstock pela vida inteira.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Marcel Dio

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/03/2018

"Sou um amante da música, seja em qualquer estilo, rock, blues, jazz ou pop."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaMetallica - St. Anger (2003)

    22/11/2019

  • Image

    ResenhaSteve Howe - Love Is (2020)

    26/10/2020

  • Image

    ResenhaGiorgio Moroder - From Here To Eternity (1977)

    28/08/2018

  • Image

    ArtigoO Terreno Assombrado

    30/07/2021

  • Image

    ArtigoRanking - Discografia do Metallica

    16/11/2020

  • Image

    ResenhaTitãs - Domingo (1995)

    30/01/2019

  • Image

    ResenhaDragonForce - Extreme Power Metal (2019)

    02/05/2020

  • Image

    ResenhaBlack Sabbath - Vol. 4 (1972)

    19/12/2021

  • Image

    ResenhaThe Alan Parsons Project - The Turn Of A Friendly Card (1980)

    07/02/2019

  • Image

    ResenhaBlack Sabbath - Live Evil (1982)

    13/11/2019

Visitar a página completa de Marcel Dio



Sobre o álbum

Marathon

Álbum disponível na discografia de: Santana

Ano: 1979

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Marathon



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.