Resenha

Gutter Ballet

Álbum de Savatage

1989

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

17/06/2021



Ativando o modo épico

Com o tiro certeiro e o resgate da sonoridade da banda em "Hall Of The Mountain King", foi a hora de Paul O'Neill plantar uma nova semente para fazer o Savatage germinar ainda mais.

A mudança de sonoridade em "Gutter Ballet" começou quando O'Neill deu a Jon Oliva um ingresso para assistir a ópera "The Phantom of the Opera", de Andrew Lloyd Webber, na Broadway. Jon ficou tão empolgado, que logo em seguida escreveu a faixa título com seu irmão Criss e Paul, gravando até mesmo a bateria. A possibilidade de explorar novas influências trouxe ao grupo uma nova cara, agora além de pesada, épica. Jon gostava muito de Queen e a possibilidade de trazer o piano para o estúdio e palcos ampliou ainda mais o leque de opções criativas. E com o grupo em ascensão, o momento foi perfeito.

O disco não é conceitual, embora Jon tenha dito em entrevistas posteriores que "Mentally Yours", "Summer's Rain" e "Thorazine Shuffle" tratam sobre o mesmo personagem e tema. "Of Rage and War" abre os trabalhos trazendo o peso e agressividade de outrora, ficando mais nítida a mudança na épica, densa e melódica faixa título. "Temptation Revelation" é instrumental inspirada em música clássica e faz com que que Criss Oliva brilhe. "When the Crowds Are Gone" é uma balada densa e pesada, sendo uma das minhas favoritas do catálogo da banda. A melodia gruda e "assombra" por um bom tempo. Isso sem falar no vocal agressivo/emotivo de Jon Oliva. "Silk and Steel" (instrumental) está posicionada perfeitamente no tracklist. Se no primeiro momento soa desconexa, é impressionante a calma e inspiração que ela traz após a emoção bombástica de sua antecessora.
Hora de trazer o peso de volta, "She's In Love" resgata a energia de "Hall Of The Mountain King" e "Power Of The Night". Depois temos "Hounds", pesada, densa e cadenciada. Sua bela melodia e mudanças de estrutura permitem desfrutar dos seus quase 7 minutos sem enjoar. Sem tempo para respirar, "The Unholy" chega com riffs rápidos e matadores. Impressionante como a banda conseguiu imprimir suas próprias características em cima de suas influências, criando uma identidade própria. Por fim, chegamos na trinca final, com "Mentally Yours" brilhando. Após início no piano e com belos vocais de Jon, a faixa mergulha em uma estrutura pesada e empolgante, caindo em seguida em um dos melhores refrãos do disco. Isso sem mencionar o final veloz e bombástico. "Summer's Rain" é mais uma balada densa com interpretação magnífica de Jon Oliva e "Thorazine Shuffle" fecha os trabalhos com um riff pesado, em uma faixa bastante cadenciada e com sonoridade épica. Não é tão atraente em sua melodia, mas o instrumental é algo simplesmente impecável, principalmente o trabalho de guitarras de Criss Oliva.
Minha versão em CD veio com "All That I Bleed" em uma versão solo de Jon no piano e vocal. A canção se tornaria clássica mais adiante em "Edge Of Torns", com uma interpretação magistral de Zak Stevens, mas é interessante conferir e curtir.

A MTV exibiu os vídeos de "Gutter Ballet" e "When the Crowds Are Gone", dando à banda ainda mais visibilidade. Algo interessante do período, é que a banda optou por essa mudança de direção no meio do processo de criação do álbum, deixando algumas canções compostas aqui para serem retrabalhadas mais adiante e até mesmo no projeto solo de Jon Oliva, o ótimo Jon Oliva's Pain.

"Gutter Ballet" é mais um clássico da discografia da banda. E está aí, pra você, fã de metal, degustar.

Tracklist:
1.	"Of Rage and War"	4:47
2.	"Gutter Ballet"	6:20
3.	"Temptation Revelation" (instrumental)	2:56
4.	"When the Crowds Are Gone"	5:45
5.	"Silk and Steel" (instrumental)	2:56
6.	"She's in Love"	3:51
7.	"Hounds"	6:27
8.	"The Unholy"	4:37
9.	"Mentally Yours"	5:19
10.	"Summer's Rain"	4:33
11.	"Thorazine Shuffle"	4:43

Banda:
Jon Oliva – lead vocals, piano, keyboards, bass guitar and drums on "Gutter Ballet"
Criss Oliva – guitars, acoustic guitar
Johnny Lee Middleton – bass guitar
Steve "Doc" Wacholz – drums


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaGamma Ray - Empire Of The Undead (2014)

    25/08/2017

  • Image

    ResenhaMichael Kiske - Readiness to Sacrifice (1999)

    25/03/2020

  • Image

    ResenhaAsia - Asia (1982)

    19/09/2017

  • Image

    ResenhaJohn Lennon - Double Fantasy (1980)

    24/07/2020

  • Image

    ResenhaScorpions - Unbreakable (2004)

    15/08/2019

  • Image

    ResenhaFreddie Mercury: A Biografia Definitiva

    07/04/2020

  • Image

    ResenhaEpica - The Phantom Agony (2003)

    08/11/2021

  • Image

    ResenhaThe Dead Daisies - Make Some Noise (2016)

    10/08/2021

  • Image

    ResenhaQueen - A Day At The Races (1976)

    30/07/2019

  • Image

    ResenhaKing Diamond - The Puppet Master (2003)

    07/02/2019

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

Gutter Ballet

Álbum disponível na discografia de: Savatage

Ano: 1989

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,73 - 13 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Gutter Ballet



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.