
Resenha
Whoosh!
Álbum de Deep Purple
2020
CD/LP
Por: Fábio Arthur
Colaborador Especialista
15/06/2021
Experiência musical bem abrangente
O grupo Deep Purple nunca decepciona, incrível como eles ainda têm algo para mostrar. Logicamente, se você pensar em cogitar por a bolacha para rolar e esperar algo como “Burn” e/ou “Smoke on the Water”, cairá decepcionado. Mas sim, pode aguardar e ouvir algo totalmente bem tocado, composto e musical. Vigésimo primeiro disco e que já logo de cara eu digo que “Throw my Bones” chega orquestrando, balançando e mostrando um Gillan focado, cantando bem na linhagem de suas condições atuais. “Drop the Weapon” segue dando força ao estilo do grupo, apresentando uma forte melodia em teclados, com sutileza e novamente cito a voz, como branda e dobras na ordem certa. “Nothing At All” mostra uma letra interessante e um som bem característico, recitando versos em um estilo Blues/Shuffle. “Step By Step” inicia-se com teclados fortes, o estilo Hammond de soar do grupo, e mantém uma vertente entre algumas dissonâncias entre as frases, e seus compassos. “The Long Way Round” volta a soar ágil e mantém a força no som de Paice martelando e a guitarra de Morse fazendo a cama, junto de Airey. “Man Alive” proporciona aquele teor que o Purple executou muito nos anos 80 com aquela batida 4/4 entre uma base sutil de guitarras e o teclado no comando, assim como a base de Glover no baixo. O disco foi de recepção mundialmente favorável e o título veio de uma forma de dizer algo como “fazer seu nome”. Foi um fator ao questionarem espantados da banda preparar outro trabalho após anos a fio de estrada e com idade já avançada. O disco descreve a evolução transitória da humanidade vista de cima para a Terra. Em seus mais de 50 minutos, “Whoosh” agrada e faz o ouvinte feliz. Ouvi esse disco muitas vezes e confesso que me surpreende ainda, sendo um dos melhores das fases mais novas da banda. Que venham mais como esse.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Fábio Arthur

Nível: Colaborador Especialista
Membro desde: 04/02/2018
"Obtive meu primeiro contato com o Rock, com o grupo KISS no final de 1983, após essa fase, comecei a me interessar por outros grupos, como Iron Maiden, do qual ganhei meu primeiro vinil o "Killers" e enfim, adquiri o gosto por outras bandas, como Pink Floyd, John Coltrane, AC/DC entre outras."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Fábio Arthur
Sobre o álbum

Whoosh!
Álbum disponível na discografia de: Deep Purple
Ano: 2020
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4 - 6 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Veja mais opiniões sobre Whoosh!:
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar