Resenha

Music

Álbum de Madonna

2000

CD/LP

Por: Fábio Arthur

Colaborador Especialista

15/06/2021



Moderna e com muita classe

Em “Music”, Madonna prática a fórmula em época – aqui nos anos 2000 – trazendo um som eletrônico e Pop Dance moderno em que ela se auto afirmou mais uma vez, com essência e, por que não, com excelência.

Entre vídeos desde 1999 sendo gravados, turnês do disco “Ray of Light” e uma faixa para um filme de comédia, a artista parou tudo e focou no trabalho citado, “Music”. Um disco que realmente traz o ouvinte para si, não deixando dúvidas da capacidade da Deusa. 

Naquele momento com o novo companheiro e diretor de cinema, Guy Ritchie, Madonna chegou bem acima do som daquela era, passando por cima de artistas como Britney Spears e Christina Aguilera. 

Madonna, antes de começar as gravações, sofria e muito com a direção da Warner, que a todo momento a pressionava com intento de que a mesma pudesse repetir o sucesso dos dois álbuns antecessores, inclusive sobre “Ray of Light”. Mais do que nunca, Madonna manteve-se focada em se situar na nova geração e assim nos deu o trabalho agraciado de “Music”. 

Vários produtores, compositores e assim o disco nasceu bem na face de um momento muito bom da música, mas que era pertencente as jovens e não para veteranas como Madonna. Com versatilidade única, o trabalho encarrega-se de impressionar até mesmo aqueles saudosistas febris do começo de carreira e abre uma porta nova e sem fronteiras sonoras.

“Music” de cara puxa todo o disco, como uma fina contribuição em meio a um balanço tecnológico e baterias programadas, mas com uma afinidade com sua voz. “Impressive Instant” soa muito bem com a existência do segmento e em “Runaway” a cantora/intérprete vai além, deixando o som rolar em uma vibe altamente contagiante e nobre. “I Deserve It” mostra um tom moderno mas com cadencia e efeitos variados. “Amazing” seria uma das faixas mais intuitivas também, com aquele balanço entre alguma melodia e voz suave de Madonna entre agudos perfeitos. E o disco segue até o final nessa fonte, sem deixar cair a vontade de ouvir... 

Na voz, Madonna sentiu-se na obrigação de não injetar efeitos, e sim somente sua voz com reverb e alguns ajustes básicos. Assim, o que se ouve é um som mecânico em uma voz pura e concreta. Na arte, contradiz a postura da sonoridade do disco, trajando chapéu de cowboy e camiseta de mesmo teor, mas o elemento fez parte do clipe para o álbum, assim acabou sendo bem aproveitado como um elemento a mais na obra. 

A artista recebeu críticas variadas e das mais positivas, inclusive de veículos ligados ao Jazz moderno. Na tour, Madonna conseguiu arrecadar milhões, ficando apenas atrás do U2, e mesmo assim, angariou mais de 70 milhões de dólares. 

Eu, recomendo e como recomendo!


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Fábio Arthur

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 04/02/2018

"Obtive meu primeiro contato com o Rock, com o grupo KISS no final de 1983, após essa fase, comecei a me interessar por outros grupos, como Iron Maiden, do qual ganhei meu primeiro vinil o "Killers" e enfim, adquiri o gosto por outras bandas, como Pink Floyd, John Coltrane, AC/DC entre outras."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaLed Zeppelin - Presence (1976)

    06/10/2018

  • Image

    ResenhaDevo - Shout (1984)

    12/02/2021

  • Image

    ResenhaPink Floyd - Meddle (1971)

    01/09/2020

  • Image

    ResenhaExumer - Rising From The Sea (1987)

    23/06/2021

  • Image

    ResenhaCannibal Corpse - Tomb Of The Mutilated (1992)

    26/05/2021

  • Image

    ResenhaIron Maiden - The Trooper (1983)

    07/02/2020

  • Image

    ResenhaDeep Purple - Fireball (1971)

    18/02/2020

  • Image

    ResenhaMadonna - Erotica (1992)

    28/05/2020

  • Image

    ResenhaLobão - O Rock Errou (1986)

    09/07/2021

  • Image

    ResenhaDeep Purple - Deep Purple (1969)

    25/02/2021

Visitar a página completa de Fábio Arthur



Sobre o álbum

Music

Álbum disponível na discografia de: Madonna

Ano: 2000

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 5 - 2 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Music



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.