
Resenha
Roberto Carlos (Versão Brasil)
Álbum de Roberto Carlos
1973
CD/LP
Por: Fábio Arthur
Colaborador Especialista
14/06/2021
Inspiração artística
Robert Carlos, nos anos setenta, foi altamente brilhante em seu desenvolvimento. O artista manteve uma sonoridade entre orquestrações, romantismo - nada piegas - e formulou arranjos e letras de alto padrão. Sempre com uma equipe muito prodigiosa e a parceira de Erasmo, logicamente. Em 1973, esse disco chegou após o sucesso fenomenal dos dois antecessores, e aqui, o cantor manteve o talento e composições fortes. O trabalho, como sempre, tem o título de nome do artista, mantém a noção rítmica de outrora e foi lançado pela Columbia Records. O que se pode concluir é que, nessa fase, Roberto chegou em um auge estabelecido e soa verdadeiro e com uma classe inevitável. A voz de Roberto Carlos soa muito bem, sem ser enjoativa como na década seguinte, mas enfim, ele mantém a figura de cabelos longos, estilo solto e desenvolve o ato de falar de amor com peito e aberto. Entre os melhores momentos estão A Cigana, com arranjos perfeitos de cordas em um ápice monumental até o final da faixa. Atitudes vem na linha romantizada, mas com um clima belíssimo, e Proposta nem tem como deixar de admirar por sua letra e sua melodia. O Moço Velho tem aquele tom melodramático, mas que traz um textual perfeito. Não Adianta Nada é uma própria regravação e que soou mais forte aqui em todos os sentidos. E em O Homem, Roberto mostra seu lado de Fé, com uma letra muito forte, interpretação bem alinhada e com arranjos de guitarras e bateria muito bem conduzidos. Esse consegue soar como um dos maiores discos do cantor na década e ainda ele faria mais dois trabalhos muito bons, na mesma qualidade. Com certeza um dos maiores compositores do nosso país, e que serviu de influência para tantos outros anos depois. Roberto aqui ainda não tinha o especial de televisão, mas traria no evento posteriormente algumas faixas desse trabalho.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Fábio Arthur

Nível: Colaborador Especialista
Membro desde: 04/02/2018
"Obtive meu primeiro contato com o Rock, com o grupo KISS no final de 1983, após essa fase, comecei a me interessar por outros grupos, como Iron Maiden, do qual ganhei meu primeiro vinil o "Killers" e enfim, adquiri o gosto por outras bandas, como Pink Floyd, John Coltrane, AC/DC entre outras."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Fábio Arthur
Sobre o álbum

Roberto Carlos (Versão Brasil)
Álbum disponível na discografia de: Roberto Carlos
Ano: 1973
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 5 - 1 voto
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar