Resenha

Magnetic Heaven

Álbum de Wax

1986

CD/LP

Por: Marcel Dio

Colaborador Sênior

12/06/2021



Poderia ser bem melhor

Graham Gouldman tinha certo curriculum na música antes de formar o Wax, e infelizmente deixou esse mundo em 2001, numa luta contra o câncer.
Quanto a Andrew Gold não consegui informações sobre seu passado, talvez tivesse colaborado também com o 10 cc com outro nome ou algo do tipo. Portanto isso não importa muito, o que vem em questão é o primeiro disco do Wax.

Magnetic Heaven flertava com o sinth-pop e resquícios de new wave, da mesma forma como a maioria embarcou nessa praia, algumas com melhores resultados, outras deixando apenas uma música de sucesso, e assim podemos dizer que o Wax conseguiu um espaço no meio dessas conclusões, bom ... pelo menos com Magnetic Heaven.

O disco de boa produção e apelo comercial, conquistou muito pela magnifica faixa de abertura, vinculada a novela global Hipertensão. Posso dizer que fez parte da minha infância e até os dias atuais impressiona por dinâmica, letra contagiante e teclados. Contando com ótimas e simples progressões de guitarra, das comumente usadas no hard rock. 
A bronca restante era segurada por Graham Gouldman, a qual tocava baixo, cantava e fazia as notas dos teclados, mesmo que sobrepostas. Obviamente temos vídeos dele tocando o instrumento e cantando, mas escolhendo a opção dos instrumentos ao vivo ou optando pela música conveniente ou musico contratado para o baixo.
Dessa forma não tenho dúvidas que Right Between The Eyes foi uma das mais aclamadas nas rádios da temporada 86/87. 

Em Hear No Evil temos um instrumental interessante, vocais divididos e toda a formatação conhecida no sinth-pop. Todavia, sem força para alcançar o mercado. 

Shadows Of Love alcançou as rádios, porem, mais cadenciada e embrulhada como semi balada e ótima por sinal. Fez parte da coletânea Hits Reunion (1987), em minha opinião uma das poucas que tem escolha de repertório perfeita.
Também tem uma pontinha no rock AOR. 
Até o momento temos um disco quase perfeito e forte em sua tentativa mercadológica e correta em condução instrumental. Dessa forma incluo Marie Claire, cujo os vocais fazem a música ter queda justamente no refrão, algo raro em termos de pop, tudo bem, ainda ganha carimbo de qualidade.

A partir de agora as coisas começam a cair na vala do comum, a exemplo de Ball And Chain - nada surpreendente para quem viveu ouvindo centenas de canções parecidas. 

Com boa vontade encontra-se algo de Level 42 em Systematic, com um segmento de sintetizadores bem evidente. 

Breakout perde-se em interações manjadas de teclado ao processo do descartável. O nível sobe pela linha em staccato dos graves, afora, nada de novo no front de 1986 e muito menos atual. Em qualquer disco maroto de Jan Hammer essas trilhas farofas são encontradas.
A balada sonolenta de Only A Visitor e a experimental Rise Up, pegam a fila do esquecimento.

Já a instrumental faixa título tem temas sinistros e não cresce como deveria, ficando por repetições em torno da mesma condução de bateria e ornamentos pouco relevantes. 

Magnetic Heaven no geral não faz feio, é salva por três ou quatro pilares entre meio a canções medianas. Categoria de álbum que deve-se dar uma segunda chance, pois se for babando para ouvir como imediatista de FM, encontrará consolação apenas em Right Between The Eyes e Shadows Of Love. Portanto, atente-se a meu conselho e tenha calma com o debut do Wax.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Marcel Dio

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/03/2018

"Sou um amante da música, seja em qualquer estilo, rock, blues, jazz ou pop."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaEZO - Fire Fire (1989)

    25/10/2020

  • Image

    ResenhaFrank Marino - What's Next (1980)

    29/10/2020

  • Image

    ResenhaThe Rolling Stones - Steel Wheels (1989)

    21/08/2018

  • Image

    ResenhaSirenia - Riddles, Ruins & Revelations (2021)

    16/07/2021

  • Image

    ResenhaMalice - License To Kill (1987)

    24/10/2020

  • Image

    ResenhaGentle Giant - The Power And The glory (1974)

    18/09/2018

  • Image

    ResenhaDestruction - Metal Discharge (2003)

    05/02/2020

  • Image

    ResenhaHällas - Excerpts From a Future Past (2017)

    03/05/2019

  • Image

    ResenhaGreat White - Hooked (1991)

    01/08/2020

  • Image

    ResenhaMichael Jackson - Bad (1987)

    19/02/2020

Visitar a página completa de Marcel Dio



Sobre o álbum

Magnetic Heaven

Álbum disponível na discografia de: Wax

Ano: 1986

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Magnetic Heaven



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.