
Resenha
Their Satanic Majesties Request
Álbum de The Rolling Stones
1967
CD/LP
Por: Márcio Chagas
Colaborador Sênior
04/06/2021
Os Stones apresentam seu álbum mais lisérgico e experimental
Quem acompanha os Stones sabe que o grupo sempre teve uma trajetória tumultuada, principalmente nas duas primeiras décadas. Mas em 1967 a situação beirava o caos, com vários membros respondendo processos no tribunal por posse de drogas com a eminência de prisão. Tal fato deixou o grupo ainda mais atribulado. E pra piorar, ao entrarem no estúdio, o quinteto resolveu produzir o próprio trabalho. Não tendo um produtor para orientar e pôr ordem, as gravações aconteciam em total falta de controle. Os Membros raramente apareciam juntos e quando resolviam dar as caras, o faziam cercado de amigos, mulheres, muita bebida e demais aditivos. Era de surpreender que dali saísse alguma coisa, mas as gravações iam acontecendo paulatinamente, com o grupo abandonando suas raízes no blues e no rock e investindo em uma sonoridade totalmente psicodélica e experimental, utilizando instrumentos exóticos nunca antes usados, como o mellotron, theremin, tabla e até arranjos de cordas, comandado por ninguém menos que o futuro Zeppelin John Paul Jones. Então, não espere aqui aqueles rocks básicos, malandros, cheios de feeling e encharcados de blues que sempre norteou o som do grupo. O álbum está mais próximo de grupos progressivos ácidos e psicodélicos dos anos 60, como o Pink Floyd de Syd Barret, Capitain Beefheart e “Revolver” dos Beatles. Apesar da sonoridade diferente, o disco traz bons momentos, como “In Another Land” primeira e única canção a contar com os vocais do baixista Bill Wyman; “She´s a Rainbow”, com o citado quarteto de cordas; e a lisérgica “2000 light years from home”, que mostram a banda se dando muito bem em caminhos sonoros diversos. O álbum foi lançado em dezembro de 1967, e embora tenha chegado a segunda e terceira colocação respectivamente nos EUA e Reino Unido, as vendas declinaram rapidamente. Muitos fãs não entenderam aquela sonoridade, e preferiam o blues rock de outrora, outros viram no álbum uma pífia tentativa se superar o “Sgt. Peppers...” dos Beatles lançados meses antes, fato que levou o grupo a retornar ao seu velho estilo no álbum seguinte. Apesar de tudo, o álbum passou a ser compreendido nas décadas seguintes, mesmo com a indiferença de Jagger e Richards em relação a ele, muitos músicos regravaram suas canções como os brasileiros do Violeta de Outono.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Márcio Chagas
Nível: Colaborador Sênior
Membro desde: 14/04/2018
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Márcio Chagas
Sobre o álbum

Their Satanic Majesties Request
Álbum disponível na discografia de: The Rolling Stones
Ano: 1967
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4,19 - 8 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Visitar a página completa de Their Satanic Majesties Request
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar